OpenAI inicia parcerias com jornais europeus

Le Monde e o grupo espanhol Prisa Media fornecerão o seu conteúdo para treinamento de inteligência artificial

Após colaborar com alguns veículos de imprensa nos Estados Unidos sobre dados de treinamento para modelos de linguagem, a OpenAI agora busca parcerias com empresas de mídia na Europa.

Esta semana, a startup de inteligência artificial firmou uma parceria com o jornal Le Monde e o grupo espanhol Prisa Media, proprietário do El País, marcando o primeiro acordo publicamente anunciado desse tipo entre organizações jornalísticas europeias e uma empresa de IA.

DO ACORDO. Sobre os termos do acordo, as informações são similares aos acordos anteriores feitos nos EUA:

  • Os veículos fornecerão seu conteúdo, enquanto as redações poderão utilizar tecnologias da startup para desenvolver projetos e funcionalidades com IA;
  • As referências aos artigos dos veículos no ChatGPT serão destacadas e sistematicamente acompanhadas de um logotipo, hiperlink e títulos dos artigos utilizados como referências.

O Le Monde mencionou que o motivo que os levou a assinar o acordo com a OpenAI é a esperança de que ele “crie uma dinâmica favorável ao jornalismo independente no novo cenário tecnológico que está tomando forma.”

GRANA. Os valores do acordo não foram divulgados. Quando a OpenAI fez um acordo com a Associated Press, foi anunciado que a startup também investiria US$ 5 milhões para apoiar o jornalismo local.

OpenAI faz parceria com imprensa dos EUA
As parcerias tem como objetivo impulsionar a experimentação de IA nas redações, em troca da licença para treinamento dos modelos GPT

Via Le Monde (em inglês)

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!