Amazon faz nova onda de demissões em 2024

Entre 2022 e 2024, a empresa realizou mais demissões do que em qualquer outro período de sua história.

A divisão de computação em nuvem da Amazon, Amazon Web Services (AWS), está cortando as vagas de centenas de funcionários de suas lojas físicas, unidades de tecnologia, e departamentos de vendas e marketing.

A empresa anunciou que redirecionará seu foco para programas de treinamento e capacitação digital através da inteligência artificial, conduzidos por parceiros externos.

TIMING. A notícia vem um dia após ser revelado que a tecnologia Just Walk Out da Amazon, que supostamente inovava ao permitir que os clientes pegassem produtos e saíssem das lojas sem passar pelo caixa, com a cobrança realizada posteriormente através de identificação facial, na verdade, dependia do trabalho manual de centenas de trabalhadores indianos.

O serviço será removido das lojas Amazon Fresh, supermercados com lojas físicas e serviços de entrega na maioria das grandes cidades dos EUA e outros pontos internacionais.

ONDE. Nos setores de vendas, marketing e serviços, a maior parte das reduções ocorre nas áreas de treinamento, certificação e operações de vendas. A empresa disse estar redirecionando seu foco para programas de treinamento digital e autoatendimento conduzidos por parceiros externos.

Já alguns dos cargos que serão eliminados pertencem a funcionários envolvidos com a tecnologia Just Walk Out, segundo o Geekwire.

ENTÃO. O vice-presidente sênior da AWS, ao anunciar os cortes, seguiu o bingo dos executivos de tecnologia: aos funcionários, Matt Garman mencionou a “rapidez do setor”, disse que “não era uma decisão fácil” e que a empresa está “realinhando sua estratégia”.

  • A CNBC apontou que, entre 2022 e 2024, a empresa realizou mais demissões do que em qualquer outro período de sua história;
  • Em 2023, cerca de 27 mil pessoas foram demitidas. Algumas centenas já foram dispensadas somente este ano.
Amazon demite 180 pessoas no setor de jogos
Cerca de 280 profissionais do setor de jogos da Amazon foram demitidos desde janeiro.
As avaliações de gigantes de tecnologia no Glassdoor
Demissões em massa parecem ter afetado pouco as notas gerais das Big Tech no Glassdoor, uma plataforma de avaliações anônimas de empregos

OUTRO LADO. Em um comunicado ao Geekwire, um porta-voz disse que a AWS “identificou algumas áreas específicas da organização que precisamos simplificar para continuar concentrando nossos esforços nas principais áreas estratégicas que acreditamos que proporcionarão o máximo impacto”.

Via Geekwire e CNBC (ambos em inglês)

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!