Saiu nesta quarta-feira (5) a primeira pesquisa sobre o segundo turno das eleições presidenciais, do Ipec.
Depois dos erros dos institutos no primeiro turno, porém, o levantamento bateu diferente, tanto pros lulistas quanto pros bolsonaristas.
Ipec: Lula tem 51% no 2º turno, e Bolsonaro, 43% https://t.co/MlrbOPiPLz #g1 #eleições pic.twitter.com/7PcQC6O6VI
— g1 (@g1) October 5, 2022
Entre os eleitores do PT, os números foram recebidos com cautela.
Queria mt acreditar nessas pesquisas do IPEC mas depois do primeiro turno eu já to com medo real
— girl from maranhao🇱🇷✨ (@yosuisolga) October 6, 2022
Pau no cu do Ipec enquanto não mostrar Lula vencendo com 70% eu ainda vou acreditar que existe risco
— que tistreza (@matels) October 5, 2022
Dado o erro grosseiro da Ipec no primeiro turno, já é possível até considerar que estão empatados. Espero que não se iludam com esses números e não continuem com o salto alto. https://t.co/9VEpyrIoJ0
— Frederico Krepe 🇧🇷 🍀 (@Fredkrepe) October 5, 2022
O senador Marcos do Val (Podemos/ES) disse já ter assinaturas suficientes pra abrir uma CPI que vai investigar os institutos de pesquisa.
Bolsonaristas mais inflamados, como o assessor Filipe G. Martins, já falam em "organização criminosa".
O Ipec não é um instituto de pesquisas, é uma organização criminosa. Todas as pesquisas da empresa no 1°turno, com exceção da última, trouxeram o Presidente com 31% das intenções de voto, sem jamais oscilar. Agora iniciaram uma estratégia parecida para tentar manipular a eleição.
— Filipe G. Martins (@filgmartin) October 5, 2022
Já o Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil, optou pela ironia.
ÓTIMA NOTÍCIA: o Ipec dá o presidente Bolsonaro 10 pontos atrás! Vejam o senador Márcio França, o segundo turno no Rio e o presidente eleito em primeiro turno Lula! O que? Não aconteceu? Então vamos comemorar mais esse futuro erro!!
— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) October 5, 2022
Mais duas pesquisas nos aguardam esta semana: Quaest (quinta) e Datafolha (sexta).
Twitter/X • Eleições 2022