Este post saiu primeiro na newsletter Garimpo – uma curadoria fina, engraçada e direta do que tem de viral nas redes sociais. Receba de graça.
Em fevereiro de 2023, começaram a viralizar vídeos do influenciador Agenor Tupinambá interagindo com uma capivara que ele apelidou de Filó, numa fazenda em Autazes (AM).
Em abril, Agenor foi multado em R$ 17 mil pelo Ibama e recebeu uma notificação para entregar a capivara a um centro de tratamento animal e retirar as publicações com ela em suas redes sociais.
Algumas personalidades, como a escritora Gloria Perez, ficaram do lado do influenciador.
A deputada estadual Joana Darc (União Brasil-AM), que se apresenta como defensora dos animais, publicou um vídeo-dramalhão quando Filó foi entregue.
@joanadarc_am Capivara Filó sendo entregue 😭😞💔 @Agenor Tupinambá #filó #agenor #capivara #capivarafilo #animal #capivaras ♬ som original - Joana Darc
Para pagar a multa, Agenor fez uma vaquinha online, que arrecadou nada menos do que cinco vezes o valor inicial.
A deputada ainda transmitiu ao vivo o escarcéu que fez onde Filó estava retida.
Puxaram a capivara (desculpem) de Agenor e descobriram algumas coisas não muito abonadoras.
Apesar do histórico do influenciador, dos pareceres de especialistas em biodiversidade e das ações do Ibama, muitas pessoas continuaram a favor de Agenor.
O influenciador conseguiu na Justiça a guarda provisória de Filó e se reencontrou com ela neste domingo (30.abr), mas o Ibama disse que vai recorrer para reintegrar o animal à natureza.
Tem gente que já não aguenta mais a história.
Mas os memes continuam a todo vapor.