Para twitteiros, coletiva de Bolsonaro teve tom de derrota

Presidente disse que vai recorrer da decisão sobre inserções em rádios. Nas redes, notaram a mudança na narrativa bolsonarista #NúcleoNasEleições

Receba de graça a newsletter Garimpo


Nesta quarta-feira (26.out), o Alexandre de Moraes, atual presidente do TSE, indeferiu a petição da campanha do Bolsonaro segundo a qual rádios do Nordeste estariam omitindo inserções do atual presidente.

Na decisão, o ministro cogitou um "possível cometimento de crime eleitoral com a finalidade de tumultuar o segundo turno".

E ainda encaminhou os documentos ao inquérito das fake news.

Antes da decisão, estudiosos, jornalistas e agências de checagem já vinham apontando inconsistências na auditoria contratada pelo PL.

O Bolsonaro convocou uma coletiva logo em seguida e anunciou que recorreria da decisão — citando sua surradíssima metáfora — "dentro das quatro linhas da Constituição".

O tom da fala foi ameno para os padrões do presidente, mas, segundo apurou a Globo News, ministros e aliados se negaram participar da coletiva e o demoveram de sua ideia inicial, que era "radicalizar" propondo o adiamento do segundo turno.

Para citar uma palavra cara aos bolsonaristas, a "narrativa" parece ter mudado bastante de 2018 para cá.

E, por falar em narrativa, a nova polêmica parece ter abafado mesmo o caso Roberto Jefferson, que não completou nem uma semana ainda.

Há quem tenha enxergado na coletiva uma espécie de discurso antecipado de derrota.

Mas o senador Flavio Bolsonaro (Republicanos-RJ) está prometendo que as empresas de auditoria soltarão nesta quinta-feira (27.out) notas "que vão chocar o Brasil".

E a deputada federal bolsonarista Bia Kicis (PL-DF) alardeou a "convocação" das Forças Armadas pelo presidente depois da decisão.

Adiamento do segundo turno, terceiro turno: lembrando que nada disso é normal.

Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca