Nesta quarta-feira (17.mai), o deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP) fez um discurso na Câmara homenageando seu avô por ter lutado "contra o comunismo" na Waffen SS Galizien, uma divisão da SS (organização paramilitar ligada ao partido nazista) formada por voluntários ucranianos.
🎥 Paulo Bilynskyj: Deputado exalta participação de avô em exército de Hitler durante sessão da Cãmara pic.twitter.com/U911jgmbdK
— UOL Notícias (@UOLNoticias) May 19, 2023
O vídeo do parlamentar, que atuou como delegado da Polícia Civil e é do mesmo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi compartilhado por influenciadores como Felipe Neto.
Chegamos lá. Finalmente.
— Felipe Neto 🦉 (@felipeneto) May 19, 2023
Deputado bolsonarista enaltece, com todas as palavras, o próprio avô NAZISTA que lutou no exército de Hitler.
Pq? Pq ele “lutou contra o comunismo”.
Em seguida chama os integrantes do governo atual de comunistas.
Ou seja… O q ele quer pro Brasil? https://t.co/9CPwBRPKWX
O perfil do Museu do Holocausto no Brasil explicou que a SS foi a executora do Holocausto e que unidades da Waffen SS Galizien promoveram massacres contra a população civil polonesa.
A SS foi a grande executora do Holocausto, sendo diretamente responsável pelo assassinato de milhões de pessoas.
— Museu do Holocausto (@MuseuHolocausto) May 18, 2023
Unidades da Waffen-SS Galizien estiveram particularmente envolvidas na repressão aos partisans soviéticos e em massacres contra a população civil polonesa.
+
A instituição lamentou ainda que o deputado tenha orgulho da participação do avô em uma divisão da SS.
Ao mesmo tempo em que um neto não pode ser considerado responsável pelas ações de seu avô, é inadmissível que a participação deste em uma divisão da SS nazista seja motivo de orgulho.#portodaavidavamoslembrar
— Museu do Holocausto (@MuseuHolocausto) May 18, 2023
Michel Gherman, assessor acadêmico do Instituto Brasil-Israel, fez a mesma avaliação: "Você está se orgulhando, deputado Bilynskyj, de seu avô ter lutado ao lado dos nazistas", disse ele em entrevista ao Congresso em Foco.
Na última quarta-feira, 17 de maio, um deputado federal falou na Câmara. No discurso, ele exaltou que o avô lutou na Segunda Guerra Mundial - era parte da SS, a polícia nazista.https://t.co/vMxKuiO4ft
— Instituto Brasil-Israel (@ibi_br) May 18, 2023
🗣️"Ou seja: se a ideia é lutar contra a invasão russa, a outra invasão possível é mais palatável. (…) Você está se orgulhando, deputado Bilynskyj, de seu avô ter lutado ao lado dos nazistas”, ressaltou Gherman.
— Instituto Brasil-Israel (@ibi_br) May 18, 2023
Apesar de ser impreciso dizer que o avô do deputado "lutou no exército de Hitler", é inegável que o grupo de que ele fez parte colaborou ativamente com o nazismo.
Na manhã desta sexta-feira (19.mai), Bilynskyj postou uma story no Instagram dizendo que estava a caminho de um programa de rádio no qual iria "arrebentar" — mas "na categoria, na inteligência" — a Choquei, o Felipe Neto e o deputado federal André Janones (Avante-MG), que o teriam caluniado. Mas o deputado não comentou, no Instagram, as declarações do Museu do Holocausto e do Instituto Brasil-Israel.
