O clima ficou meio quentão (desculpem-me) na edição mais recente do "Saia Justa", da GNT, quando duas das apresentadoras discutiram sobre as tradições brasileiras de São João.
Começou quando a Astrid Fontenelle disse que foi a uma festa esperando forró e amendoim, mas encontrou axé. A Gabriela Prioli argumentou que não dá pra definir um "marco temporal" das celebrações juninas, e a Astrid, em resumo, disse que era só a opinião dela, mesmo. Veja a discussão no vídeo abaixo:
@canalgnt As festas de São João estão mudando, qual a opinião de vocês sobre isso? #SaiaJustaNoGNT #TikTokMefezAssistir @gabrielaprioli @astridfontenelle ♬ som original - gnt
No Twitter, a maior parte das pessoas pareceu concordar com a Astrid — lá costuma ser um ambiente bastante hostil à Gabriela Prioli.
Carnaval tem forró?
— Tuca Andrada (@TucaAndrada3) June 25, 2023
Semana santa tem axé?
Natal tem xaxado?
Não.
Tou ctg Astrid
Que Gustavo Lima e cia vão tocar nos rodeios e parem de tomar espaço de quem sempre fez o São João.
Para o jornalista Igor Natusch, a cultura não deve ser pensada a partir da lógica do mercado.
Não entro no hate a Gabriela Prioli, mas queria dar um breve pitaco sobre a polêmica com a Astrid. É bem simples, na verdade.
— Igor Natusch (@igornatusch) June 25, 2023
Cultura não é mercadoria. Seu formato não deve, jamais, ser pensado a partir da lógica da leis de mercado. Jamais.
Pronto, já tirei do peito. Obrigado.
Este vídeo sobre o Gusttavo Lima veio bem a calhar para a discussão.
Excelente atitude dos apresentadores após o bolsonarista Gustavo Lima proibir a transmissão de seu show no São João de Caruaru 👏🏾 pic.twitter.com/XIahal8mZh
— Lázaro Rosa 🇧🇷 (@lazarorosa25) June 25, 2023
E sobrou até para o marido DJ da Prioli.
Trabalhei no mercado sertanejo por uma década. Ninguem que tenha conhecido os inchadão de camisa Polo dos interiores do centro oeste, sul e sudeste que dominam esse segmento, defenderia a "modernização" da festa junina. A menos, claro, que tenha um marido DJ Topzera
— Helder Maldonado (@heldermaldonado) June 25, 2023
O Tauat Resende, especialista em direito, aproveitou a oportunidade para falar sobre o PL 3083, apelidado de Lei Luiz Gonzaga, que "estabelece percentual mínimo que deve ser empregado para a contratação de artistas e conjuntos musicais que representem a cultura popular do gênero Forró".
Twitter/X • TikTokEspero que a comoção em torno do São João se converta em apoio ao PL 3083, conhecido como Lei Luiz Gonzaga. Se aprovada, a lei vai destinar 80% dos recursos públicos destinados às festas juninas para artistas ligados ao forró e à cultura regional.
— Tauat Resende (@eutauat) June 25, 2023