Este gráfico resume por que estamos meio longe de salvar o planeta

A diferença na emissão de CO2 entre ricos e pobres é ainda pior do que você imagina.

Receba de graça a newsletter Garimpo


O Vincent Bevins, jornalista americano que trabalha como correspondente internacional, tuitou este gráfico que merece cinco minutos da sua atenção:

Retirado de uma matéria do Financial Times (em inglês), o gráfico mostra as emissões geradas pelo consumo doméstico de acordo com o estilo de vida de cada classe, nos países do G20 que disponibilizam seus dados.

Os pontos vermelhos representam o consumo per capita dos 10% mais ricos de cada país:

Os pontos azuis são o consumo per capita dos 50% mais pobres da população:

A medida numérica é de tonelada de CO2 por pessoa:

E os pontinhos cinzas são a média per capita do país:

A distância bizarra das emissões geradas pelos 10% mais ricos dos Estados Unidos é a primeira coisa que salta aos olhos no gráfico.

Mas ele ainda revela muitas outras coisas surpreendentes. Como, por exemplo, o fato da emissão per capita dos 10% mais ricos no Brasil, na Índia, na Indonésia e na China ainda serem menores que a emissão média por pessoa dos mais "pobres" dos Estados Unidos.

E a média de emissões por pessoa em alguns países emergentes, como Brasil, Índia e África do Sul, ainda ser absurdamente menor que a dos três primeiros colocados no ranking (Reino Unido, Canadá e Estados Unidos).

O tamanho da população não é desculpa, porque a China (1,4 bilhões) está lá embaixo, enquanto o Canadá (38 milhões) fica em segundo lugar.

Resumindo: mal não faz fazer a sua parte, mas evitar o aquecimento do planeta só vai funcionar se as (poucas, relativamente falando) pessoas PODRES de ricas toparem fazer a delas também.


Faça parte da conversa

Reações de apoiadores
carregando reações...

Apoie o Núcleo para publicar seu comentário, reagir à matéria e participar da conversa. Caso já seja apoiador ou apoiadora, faça login abaixo sem senha, usando apenas seu email.


Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca