A gente achou que tinha milhões a receber, mas tem centavos

É melhor já ir ajustando as suas expectativas.

Receba de graça a newsletter Garimpo


Em janeiro, o Banco Central divulgou que os brasileiros poderão resgatar os R$ 8 bilhões que estão esquecidos nos bancos.

Imagina você dizer pra 212,6 milhões de pessoas que tem um site em que você pode pegar dinheiro grátis, o SRV (Sistema Valores a Receber). Claro que essas 212,6 milhões de pessoas vão tentar acessar esse site ao mesmo tempo.

Só que o Banco Central tinha contratado um serviço de hospedagem que daria conta de receber, no máximo, uma live com todos os fãs do Fincabaute, que em 1997 emplacou o hit Coisa de Maluco.

É claro que o site ia ser obliterado imediatamente. E foi o que aconteceu.

Então eles reformularam o sistema, introduzindo um recurso mais brasileiro do que guardar Super Bonder e sachê de ketchup na porta da geladeira: uma fila virtual. Eu, por exemplo, tenho valores a receber, mas só vou saber quais são esses valores no dia 21 de março.

É o SVR, mas podia chamar SVTCUSMN (Sistema Vo Ti Conta Um Segredo Meia Noite).

Algumas pessoas já puderam consultar os valores que têm a receber e, olha... É melhor já ir ajustando as suas expectativas.

Acontece que, só pra SABER o valor da mixaria que você tem a receber, é preciso ter uma conta nível prata ou ouro no GovBR.

Pra atingir o nível bronze, você só precisa criar uma conta, com CPF e senha.

Já pra chegar ao nível prata, tem que fazer login com um dos bancos credenciados ou permitir que o sistema puxe seus dados do cadastro da CNH.

Pra atingir o nível ouro, você precisa fazer reconhecimento facial ou login com certificado digital.

Finalmente, pra chegar ao nível diamante, você precisa fazer tudo isso aí em cima e ainda mandar um vídeo metendo a dancinha de Malvadão 3, do Xamã ("Então viaja de avião/Mó princesa, mó pressão/Só vapo-vapo do Malvadão").

E é só isso! Quando você menos imaginar, vai estar uns quarenta e três centavos mais rico. E seus dados provavelmente vão ter subido direto pro Dropbox do Carluxo. Mais um esquema do governo! Como o da vacina, que é um esquema do governo pra ver a nossa bunda.

Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca