Alguns robozinhos legais de seguir no Twitter

Nem só de robôs manipuladores a rede está cheia – tem muito bot útil, engraçado e crítico

Receba de graça a newsletter Garimpo


"Robô" e "Twitter" são palavras que, combinadas, costumam disparar um alarme (lembra desse vídeo?). Mas nem só de robôs manipuladores a rede está cheia – tem muito bot útil, engraçado e crítico programado e funcionando a partir de perfis no Twitter. Aqui estão alguns deles.

O @GadoDecider analisa os tuítes de um perfil para definir se a pessoa (ou robô) em questão é gado. É só responder a um tuíte marcando a arroba e perguntando "é gado?".

O @weber_bot, deste próprio Núcleo que vos fala, compartilha a cada três horas os tuítes mais populares dos políticos brasileiros.

E o @projeto7C0 procura e compila tuítes apagados por políticos.

O @DolarBipolar anuncia a cotação da moeda todo dia, acompanhado de uma carinha triste (quando sobe) ou feliz (quando desce).

O @thesciencepulse, também deste Núcleo, monitora mais de 1.400 perfis da comunidade científica e analisa os dados de alcance dos tuítes postados nesse universo para mostrar os tópicos quentes entre os cientistas.

O @DistortBot pode não parecer muito útil mas, bom, isso depende da sua noção de "utilidade": você menciona a arroba na resposta a um tuíte com imagem e distorce  e deixa tudo BEM DOIDO.

O @colorschemez simplesmente cria paletas de cores aleatórias e dá os nomes mais bizarros a elas (em inglês).

E o @aceCourtBot transforma qualquer conversa em um diálogo do jogo Ace Attorney. Tudo que você precisa fazer para entender porque essa piração específica é tão divertida é marcar a arroba com a palavra "render".

Por fim, para pegar os robôs INDESEJADOS do Twitter – aquelas contas falsas criadas para apoiar políticos criando falsos volumes de conversas – tem o @pegabots.

Texto Clarissa Passos
Edição Alexandre Orrico

Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca