Depois que bolsonaristas protagonizaram cenas lamentáveis em Aparecida (SP) neste 12 de outubro, causou sensação na bolha progressista um suposto tweet do atual presidente sobre o assunto.
O texto dizia que "nenhum padre ou bispo deve dizer onde posso ou não fazer campanha" e que "a postura arrogante de alguns religiosos" explicaria "o fracasso da igreja de Roma".

Se a gente pensar só um pouquinho, vai concluir que o negócio seria doideira demais até para o Biruleibe. "Fracasso da igreja de Roma", cara.
E era falso mesmo, conforme o Projeto 7c0, que monitora tweets de atores políticos, e checagens como a da agência Aos Fatos.
O print do tweet do Bolsonaro que está circulando sobre tumulto em Aparecida não consta na base do projeto.
— Projeto 7c0 (@projeto7C0) October 13, 2022
Muito provavelmente é uma manipulação.
NO AR. O presidente Jair Bolsonaro não escreveu no Twitter que “nenhum padre ou bispo deve dizer onde posso ou não fazer campanha” nem que o tumulto em Aparecida (SP) durante sua visita mostra o “fracasso da igreja de Roma”.
— Aos Fatos (@aosfatos) October 13, 2022
Leia mais 👇https://t.co/oDPwNdcBXm#Eleições2022 pic.twitter.com/ATWamiM1Ap
A pessoa que criou a fake news até imitou bem o estilo "cocô de cabra" dos tweets do Bolsonaro, mas esqueceu um detalhe: o ghostwriter dele costuma usar ponto final em todos os itens.
- IPCA cai 0,29% em setembro e tem 3a deflação mensal consecutiva. Sequência não ocorria desde 1998.
— Jair M. Bolsonaro 2️⃣2️⃣ (@jairbolsonaro) October 12, 2022
- Novamente, a queda no preço dos combustíveis (ICMS) puxou a deflação (IBGE).
- Impactaram no resultado de setembro: setor de comunicação (-2,08%) e de alimentação (-0,51).
Mesmo horas depois da publicação de checagens apontando o conteúdo falso, continuavam caindo na história até jornalistas experientes, como o Ricardo Noblat. Ele apagou seus posts e pediu desculpas.
Perdão. Caí numa fake news. Retirei os dois posts a respeito e a enquete. pic.twitter.com/kvBlf8lnts
— Blog do Noblat (@BlogdoNoblat) October 14, 2022
Em uma das respostas ao Noblat, surgiu um print de um tweet do Tarcísio de Freitas, candidato bolsonarista ao governo do estado de São Paulo, dizendo coisas parecidas. Falso também.
André Janones, o deputado federal que foi promovido a sobrinho que manja dos computers na campanha do Lula, chegou a compartilhar a fake news do Tarcísio, mas depois desfez o retweet.

E a discussão só aumenta: vale tudo para derrotar o Bolsonaro? Vale compartilhar fake news sabendo que é fake news? Vale criar fake news?
Graças a esse flood de fake news, daqui a pouco nós vamos estar tão parecidos com eles que as pessoas não vão mais conseguir distinguir uns e outros. Entre ganhar roubando e perder com dignidade, eu prefiro a derrota.
— Fabio Pannunzio (@blogdopannunzio) October 14, 2022