Um geralzão da treta entre Elon Musk e Alexandre de Moraes sobre o Twitter

Entenda o que está acontecendo entre X/Twitter e o STF, desde o Twitter Files até porradaria na rede social
Um geralzão da treta entre Elon Musk e Alexandre de Moraes sobre o Twitter
Arte: Rodolfo Almeida

Read this in English

Desde quinta-feira (4.abr.2024) tem havido uma crescente tentativa de tensão por parte do X/Twitter, encabeçada por seu dono Elon Musk, contra o STF e o TSE, após a publicação dos chamados Twitter Files Brazil, que acusam o judiciário brasileiro de abuso de autoridade.

O Núcleo explica abaixo o que rolou até o começo da tarde de domingo (7.abr.2024).

📂 PUBLICAÇÃO DO TWITTER FILES. Na manhã de 3.abr.2024, o jornalista ativista norte-americano Michael Shellenberger publicou tuítes com uma versão brasileira dos chamados Twitter Files – uma série de artigos publicados em 2022 por dois jornalistas norte-americanos que se baseou em emails internos da rede social e divulgados pelo bilionário Elon Musk após a compra do ex-Twitter.

💬 O material mais recente mostra comunicações do ex-diretor jurídico da rede social no Brasil, Rafael Batista, ao longo dos anos (pelo menos desde 2020, inclusive antes de Musk ter assumido controle do Twitter) discutindo solicitações de autoridades do judiciário, do legislativo e do Ministério Público sobre dados pessoais de usuários, entre eles políticos bolsonaristas e apoiadores, e potenciais consequências em caso de descumprimento de ordens judiciais.

👌 Boa parte das @ do Twitter citadas nas comunicações diz respeito a perfis que se engajaram ativamente em campanhas para desacreditar o sistema eleitoral brasileiro, com efeitos reais na sociedade como a tentativa para explodir o aeroporto de Brasília, a mobilização de militantes de extrema-direita em frente a quartéis e em rodovias e os atos anti-democráticos de 8.jan.2023 que resultaram na depredação de edifícios públicos na Praça dos Três Poderes (inclusive Congresso, STF e Palácio do Planalto).

⏪ Mas essa nova edição Twitter Files também trouxe à tona a discussão sobre excessos em solicitações judiciais e do Congresso possivelmente sem respaldo legal.

Leia a série de Tweets aqui

Veja de forma mais legível aqui

🔗 MUSK ENTRA EM CENA. Entre sua publicação e a tarde de sábado (6.abr.2024), a divulgação do Twitter Files Brazil só tinha ganhado tração entre bolsonaristas e a extrema-direita, ainda aborrecidos com a derrota de Jair Bolsonaro nas urnas em 2022, acusando o STF e o TSE, especialmente o ministro Alexandre de Moraes, de censura.

Ele disse que irá publicar “em breve” todos os pedidos feitos por Moraes ao X/Twitter.

🔥 A coisa começou a esquentar no sábado (6.abr.2024), quando Elon Musk entrou em cena, compartilhando os Twitter Files publicados no perfil de Shellenberger e afirmando que removeria as restrições aplicadas a todos os perfis sob ordem judicial – batendo de frente Moraes, que é conhecido por ser linha dura com suas decisões.

⁉️ DEU REPLY EM QUEEE? Musk então, no mesmo dia 6.abr.2024, respondeu em um post de Moraes publicado em 11.jan.2024 e sem nenhuma relação com qualquer caso (é o post mais recente do magistrado) perguntando por que o ministro “exige tanta censura no Brasil”.

Musk então repostou um tweet da conta oficial de relações governamentais do Twitter repercutindo o caso, e meteu uma tag no perfil oficial de Moraes (@alexandre) perguntando “por que ele está fazendo isso”.

🆙 ESCALADA. Shellenberger, cuja linguagem está mais para um agitador ativista do que para jornalista, disse que a decisão de Musk de encerrar o bloqueio a certos perfis sob ordem judicial pode fazer com que o X/Twitter saia do ar “a qualquer momento”, embora não haja nenhum indicativo disso por enquanto.

Musk respondeu ao jornalista ativista apenas para dizer que ele foi “preciso” em seus comentários.

🔁 RESPOSTA. Alexandre de Moraes, na noite de domingo (7.abr.2024), incluiu Musk no inquérito das milícias digitais, alegando que o bilionário “iniciou uma campanha de desinformação sobre a atuação” do STF e do TSE, “instigando a desobediência e obstrução à Justiça, inclusive, em relação a organizações criminosas”.

Na peça, Moraes chama Musk de CEO do X, quando, na real, a CEO é a executiva Linda Yaccarino, considerada por muitos apenas como uma executiva figurativa, frente aos desmandos do dono.

Ainda da manhã de domingo, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (SECOM) Paulo Pimenta se manifestou no X/Twitter, afirmando que o Brasil “não será tutelado pelo poder das plataformas de internet e do modelo de negócio das big techs”.

O advogado-geral da União, Jorge Messias, por sua vez argumentou sobre regulação de redes sociais.

Segundo a jornalista Andreza Matais, do UOL, pessoas próximas a Moraes pediram à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informações sobre quais os procedimentos para tirar do ar o X.

Andreza Matais: Anatel deixa operadoras de telefonia de prontidão para retirada de X do ar
Interlocutores do ministro do Supremo Alexandre de Moraes procuraram na manhã deste domingo (7) a presidência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pedindo informações sobre quais os procedimentos para tirar do ar o X (antigo Twitter). O con

BOLSONARO PEGA CARONA. O ex-presidente Jair Bolsonaro, que enfrenta uma série de processos no STF e foi considerado inelegível pelo TSE, convocou um ato para 21.abr.2024, e também postou um vídeo ao lado de Musk.

⚖️ MANIFESTAÇÃO. Na tarde de segunda-feira (8.abr.24), o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, se manifestou sobre o caso.

Ele citou a instrumentalização das redes sociais durante e após os atos antidemocráticos de 8.jan.23 e afirmando que “toda e qualquer empresa que opere no Brasil está sujeita à Constituição”.

VEJA ABAIXO TODOS OS PRINTS DE EMAILS USADOS NO TWITTER FILES BRAZIL


Atualizado em 7.abr.2024 às 14h45 para incluir resposta do governo.

Texto atualizado em 7.abr.2024 às 18h15 com mais contexto.

Texto atualizado em 8.abr.2024 às 9h38 para incluir decisão de Alexandre de Moraes, que acrescentou Musk ao inquérito de milícias digitais.

Texto atualizado em 8.abr.2024 às 17:28 para incluir posicionamento de Luís Roberto Barroso, presidente do STF.

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!