Nova fase do Núcleo: Jornalismo + Dados + Tecnologia

Após um ano de vida, entendemos que nosso espaço é na intersecção entre jornalismo e tecnologia.

O Núcleo é uma iniciativa nova de jornalismo, e, como tal, passamos a maior parte de nossa existência mapeando nosso lugar no vasto e caótico campo do jornalismo brasileiro. Pois bem, após um ano de vida (lançamos em 6 de janeiro de 2020), entendemos que nosso espaço é na intersecção entre jornalismo e tecnologia – tanto no nível editorial (reportagens, análises e até opinião) quanto no desenvolvimento de aplicações e projetos.

Quem nos acompanha sabe que trabalhamos muito com dados abertos como orçamentos, gastos do governo e utilização de recursos públicos. Ainda vai haver espaço para isso no Núcleo, mas nossa energia vai se voltar principalmente para tecnologia e mídia e seus efeitos nas vidas das pessoas.

Em 2020, sem financiamento, fizemos 36 reportagens ou análises. Publicamos apenas aquilo que julgamos valer a pena. Não queremos publicar apenas para fazer volume. Em 2021 queremos fazer mais, sem perder de vista nossa missão de fazer um jornalismo diferente e inovador.

Estes são alguns dos pontos da nossa nova cobertura:

  • Discussões relevantes em redes sociais
  • Cibersegurança e privacidade
  • Direito Digital e acesso à internet
  • Análises do impacto de políticas na sociedade
  • Utilização de novas tecnologias
  • Intersecção entre tecnologia, mídia e jornalismo
  • Opinião pontual (embasada em dados ou experiência pessoal)
  • Notícias exclusivas sobre tecnologia
  • Investigação de Big Tech

Há muitas publicações fazendo um trabalho legal de jornalismo de tecnologia, mas consideramos que há um espaço para um noticiário mais profundo e baseado em dados para isso, algo na linha do que o Markup tem feito nos EUA. Fazer reviews de gadgets e aparelhos não está nos nossos planos.

Em outubro de 2020 fomos selecionados para o Startup Lab, do Google News Initiative, um programa que além de nos dar um grant de US$ 20.000, oferece cursos, treinamentos e workshops para que possamos desenvolver um modelo de negócios sustentável e fortalecer nosso projeto. Esta nossa mudança é um passo nesta direção.

TAMBÉM ESTAMOS ATRÁS DE PARCERIAS, SEJA COM VEÍCULOS OU COM O TERCEIRO SETOR. SE TIVER INTERESSE, MANDE UM EMAIL PARA NUCLEO@VOLTDATA.INFO.

Faça parte da conversa

Reações de apoiadores
carregando reações...

Apoie o Núcleo para publicar seu comentário, reagir à matéria e participar da conversa. Caso já seja apoiador ou apoiadora, faça login abaixo sem senha, usando apenas seu email.


Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca