Núcleo lança Legislatech, ferramenta de monitoramento legislativo

O Legislatech permite a customização para monitorar assuntos específicos em documentos públicos

O Núcleo lança nesta quarta-feira (19.jul.23) o Legislatech, uma ferramenta customizável de monitoramento de documentos públicos e tramitações em casas legislativas.

A ferramenta foi desenvolvida pelo Núcleo para monitorar a Câmara dos Deputados, o Senado, o Poder Executivo, assembleias legislativas e governos regionais em busca de assuntos do seu interesse, vasculhando documentos publicados e gerando conhecimento que pode ser transformado em ações.

O objetivo é facilitar a vida de executivos, comunicadores, advogados, jornalistas e profissionais do terceiro setor que precisam encontrar e acompanhar assuntos específicos em documentos do Poder Público de maneira consistente e automatizada.

Inicialmente, o monitoramento do Legislatech será concentrado em:

Congresso Nacional: Monitoramos movimentações de projetos de lei, requerimentos e outras tramitações na Câmara dos Deputados e no Senado.

Diário Oficial da União: se for publicado no DOU, nós estamos de olho.

Mais órgãos serão acrescentados nos próximos meses.

Por enquanto, o Legislatech está disponível apenas como benefício para quem apoia o Núcleo nos planos Tecnologia e Missão, a partir de R$28 mensais.

Os assinantes Tecnologia terão direito a 3 termos monitorados, relatórios diários e semanais e monitoramento da Câmara e do Senado. Já assinantes Missão poderão monitorar 10 termos, receber relatórios diários e semanais e optar por receber dados também do Diário Oficial da União.

Apoie o Núcleo e receba benefícios exclusivos, como acesso ao Legislatech. Estamos disponibilizando um teste gratuito de 7 dias.

COMO USAR O LEGISLATECH

Para utilizar a ferramenta, basta escolher três parâmetros diretamente na plataforma:

  1. Quais termos você deseja monitorar em documentos do governo brasileiro;
  2. Em quais órgãos quer ficar de olho;
  3. Com qual periodicidade deseja receber os alertas automatizados.

A partir disso, a ferramenta faz um monitoramento customizado para a sua necessidade, coletando de hora em hora todos os documentos que mencionam as palavras-chave do seu interesse nos órgãos do governo que você escolheu monitorar.

Quem utiliza o Legislatech pode acompanhar todos os dados coletados via:

  • Relatório automatizado por e-mail;
  • Painel do Legislatech no site do Núcleo.

A ferramenta também permite a conexão com o ChatGPT para criar resumos automatizados de projetos de lei e documentos com uso de inteligência artificial.

CONTEXTO

Ao longo dos últimos anos, o Núcleo desenvolveu e adaptou diversas tecnologias para uso próprio. Em jan.23, criamos um bot para monitorar a tramitação de todas as legislações no Congresso que mencionam redes sociais e plataformas digitais, o Legislaredes.

O projeto foi inspirado pelo Elas No Congresso, desenvolvido pelas nossas parceiras da Revista AzMina.

O objetivo era facilitar a própria cobertura aqui do Núcleo, recebendo alertas sempre algum projeto de lei do nosso interesse surgisse ou sofresse alteração.

O Legislatech é uma evolução desse produto. Agora, ampliamos a tecnologia para permitir a customização e monitoramento de qualquer assunto de interesse em documentos públicos do governo brasileiro.

PRÓXIMOS PASSOS

Em breve, o Legislatech será disponibilizado como um serviço para empresas e organizações que desejam criar um monitoramento customizado mais amplo em documentos do Poder Público, com relatórios customizados, com suporte de inteligência artificial e com diversas integrações em outras ferramentas.

A ferramenta será um dos produtos oferecidos no braço de tecnologia do Núcleo, o NúcleoTech.

O projeto também será totalmente open source, distribuído sob licença MIT. Isso deve acontecer após o Núcleo organizar totalmente uma estrutura de contribuição para nosso código aberto.

Créditos

O projeto tem a coordenação do nosso diretor de tecnologia, Felippe Mercurio, e foi liderado pelo cientista da computação e lead developer do Núcleo, Michel Gomes, com suporte do desenvolvedor Henrique Rieger. A identidade visual é de Rodolfo Almeida e a concepção do projeto é do jornalista Sérgio Spagnuolo, diretor-geral da publicação.

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!