* Lançamento faz parte dos esforços do Núcleo de unir jornalismo e tecnologia
* Recurso, por enquanto, está disponível exclusivamente para assinantes
O Núcleo lançou nesta quinta-feira (31.ago.2023) o Nuclito, primeiro chatbot de inteligência artificial de uma organização jornalística lançado oficialmente no Brasil construído a partir de grandes modelos de linguagem (LLMs).
O Nuclito é treinado exclusivamente em cima do nosso conteúdo e tem por objetivo facilitar a busca por informações resumidas e verificadas sobre assuntos de plataformas digitais e redes sociais – contando com o auxílio dos recursos proporcionados pelas novas ferramentas de inteligência artificial.
O Nuclito é construído em cima da API do modelo GPT-4 da OpenIA.
O lançamento faz parte dos esforços do Núcleo de unir jornalismo e tecnologia, ficando entre as organizações de vanguarda do segmento chamado newstech.
A partir de setembro, o Núcleo vai iniciar um grande esforço de conteúdo próprio para gerar contexto acerca de tecnologia e plataformas digitais, a fim de treinar o chatbot.
A ferramenta está sendo constantemente aprimorada, tanto em conteúdo quanto em sua usabilidade.
O Nuclito está disponível exclusivamente para assinantes do Núcleo, em qualquer plano, e em 2024 pode ter uma versão disponibilizada para o público aberto.
Para mais informações, acesse a página do projeto

COMO USAR
A partir de agora, para usuários logados no site do Núcleo, haverá um botão flutuante permanente que habilitará o chat em qualquer página que a pessoa estiver (Pergunte ao Nuclito).

Ao clicar no botão, o chat se abre numa pequena caixa que pode ser expandida para tela cheia.


CONTEXTO
O Nuclito faz parte do programa Acelerando Negócios Digitais, criado e administrado pelo International Center For Journalists (ICFJ) e financiado pelo Meta Journalism Project.
O objetivo do Núcleo com o projeto é criar uma tecnologia que ajude a mitigar o problema de desinformação em chatbots, ao fazer com que as respostas da IA sejam baseadas somente em informações de fontes confiáveis.
Além disso, a ferramenta pode incentivar os leitores a usar bom jornalismo como fonte de informação primária na busca por respostas bem elaboradas.
Texto corrigido às 18h20 de 31.ago.2023 para esclarecer que o Nuclito é o primeiro bot lançado por uma organização jornalística utilizando os novos modelos de linguagem (LLMs). Há outros chatbots de organizações jornalísticas, como a Fátima, do Aos Fatos, que usam já inteligência artificial há anos.
Inteligência Artifical