Anualmente, a famosa e histórica Fundação Nobel premia as contribuições feitas em cinco categorias: química, física, fisiologia ou medicina, literatura e paz. E, claro que, uma das principais premiações mundiais não ia passar desapercebida pelas redes sociais.
Os laureados desse ano foram muito comentados nas redes sociais, e trouxeram grandes contribuições nas cinco áreas premiadas.
Se você está se perguntando sobre prêmio para a economia, ele não faz parte das láureas concedidas pela Fundação Nobel. Ele é dado pelo Banco da Suécia às contribuições na área das ciências econômicas.
Juntos e emaranhados
A astrofísica Stephane Werner comentou sobre os laureados da física, por suas pesquisas com ciência da informação quântica.
E acaba de sair o resultado do prêmio Nobel de física de 2022!
— Stephane Werner (@stephanevw) October 4, 2022
O prêmio foi para Alain Aspect, John Clauser e Anton Zeilinger por terem feito experimentos com fótons emaranhados e por serem pioneiros em ciência da informação quântica. pic.twitter.com/DUsOkxbymT
O pessoal do Rolê Científico comentou um pouco mais sobre esses experimentos realizados: quando dois fótons (partículas que compõem a luz) estão entrelaçados, é possível utilizar essa "ponte" para transferir informações entre uma partícula e outra e manipular seus estados.
As implicações desse tipo de conhecimento podem ser muitas, inclusive em uma forma ainda mais segura de criptografar nossos dados.
Um dos laureados de 2022, inclusive, fez uma bela declaração mostrando que nada do que fazemos na ciência, fazemos sozinhos. Reforçando e estimulando, inclusive, a contribuição de jovens cientistas nesse prêmio!
Olha que declaração interessante do Zeilinger, um dos laureados com o Nobel de Física desse ano:
— Eduardo Sato 🏴🚩 (@ea_sato) October 4, 2022
"Este prêmio é um encorajamento para os jovens e o prêmio não seria possível sem mais de 100 jovens que trabalharam comigo nestes anos. Eu sozinho não teria alcançado isso."
A química num click!
Já a Universidade de São Paulo (USP) trouxe os laureados da área da química que chegaram num método prático e rápido de construção de moléculas.
Química do “clique” ganha o prêmio Nobel de 2022.
— USP (@usponline) October 7, 2022
Método que resulta na simplicidade e funcionalidade na construção de moléculas deu a cientistas o o prêmio em 2022 https://t.co/y3XH1M8Wbh
O pessoal do Rolê Científico também comentou sobre os laureados da química de 2022.
O trio de pesquisadores desenvolveu um conjunto de ferramentas que, a partir de uma única reação (com duas moléculas chamadas azida e alcino, na presença de íons cobre) podem gerar diferentes moléculas com várias aplicações. Como num clique!
Uma das aplicações dessa ferramenta está no possível uso em seres vivos, com a geração de medicamentos que possam atuar sobre células tumorais.
E, novamente, não passou desapercebido o reconhecimento (mais que justo) que alguns laureados deram para jovens cientistas, como foi o caso de uma das laureadas do Nobel de Química.
Finalmente alguém reconheceu o trabalho do estagiário.
— guilhermequimica (@profguilhermeva) October 5, 2022
Carolyn Bertoldi, ganhadora do Prêmio Nobel de Química. pic.twitter.com/YERDy681gu
Nem os ex-colegas deixaram de saudar os laureados nas redes sociais! Tom Morello, guitarrista da banda Rage Against the Machine, deixou sua homenagem para uma de nossas laureadas, colega de banda do guitarrista nos tempos de universidade.
Quite remarkable. Her radical approach to chemistry is quite similar to my approach to guitar. Heed the words of @CarolynBertozzi, Nobel Prize winner and former @Harvard bandmate of mine: https://t.co/WoaWdTcAyT
— Tom Morello (@tmorello) October 7, 2022
De olho no passado da humanidade
O laureado da categoria Fisiologia ou Medicina de 2022 foi o pesquisador Svante Pääbo. Ele recebeu a láurea por suas pesquisas sobre nossos antepassados, criando abordagens importantes que permitiram o sequenciamento do genome de espécies já extintas, mas que coexistiram com o Homo sapiens.
A Academia Brasileira de Ciências comentou sobre o prêmio.
#DivulgaçãoCientífica • Prêmio Nobel de Medicina vai para cientista que sequenciou neandertais
— ABCiências (@ABCiencias) October 8, 2022
👉 https://t.co/UNk48DnuuO 👈
O trabalho de Svante Pääbo jogou luz sobre uma importante página da evolução humana e mostrou que é possível sequenciar o genoma de espécies extintas. pic.twitter.com/SjCfmHjZ6J
O Rolê Científico também trouxe uma série de portagens (em uma brilhante cobertura dos laureados de 2022) falando sobre as pesquisas de Pääbo.
O pesquisador sequenciou o genoma do Neandertal, além de ter descoberto outro "parente das antigas", o Denisovano, a partir de um pedacinho de osso de dedo achado em uma caverna na Sibéria e um dente no Tibet.
Eu não fiquei de fora e comentei sobre os principais achados de Pääbo nessa área de pesquisa, a paleogenômica. Em resumo, as aplicações são imensas para a compreensão da evolução de nossa espécie e como chegamos até aqui.
Comparando nosso genoma com o genoma de 'parentes evolutivos próximos' podemos começar a ter mais ferramentas para entender varaintes genéticas exclusivamente humanas.
— Mellanie Fontes-Dutra (Mell) 🌻 (@mellziland) October 4, 2022
Em resumo, podemos começar a entender o que nos tornou/torna exclusivamente humanos pic.twitter.com/Ggr1BK2djI
Vale a pena conferir as imagens explicativas que o Laboratório de Arqueologia e Antropologia Ambiental e Evolutiva, da USP, criou para contar sobre a pesquisa.
A equipe LAAAE parabeniza o pesquisador por seu excelente trabalho e contribuição para os estudos de genética das populações do passado! 🤓
— LAAAE USP (@LaaaeUsp) October 4, 2022
📲 No site oficial do Prêmio Nobel é possível encontrar mais informações sobre o Svante Pääbo e seus trabalhos (conteúdo em inglês). pic.twitter.com/xHo8L5S6Ml
"Sentir a essência das coisas"
O nobel de literatura de 2022 foi concedido a Annie Ernaux, a 17ª mulher a ser laureada entre 119 laureados.
NOBEL DE LITERATURA 2022 | Aos 82 anos, Annie Ernaux é a 17ª mulher, dentre 119 laureados, a vencer o Prêmio Nobel de Literatura. pic.twitter.com/C4FQ5UtvwT
— Ciência Hoje (@CienciaHoje) October 6, 2022
Ernaux é autora do livro "O Acontecimento", que inspirou o filme de mesmo nome, dirigido por Audrey Diwan e premiado no Festival de Veneza com o Leão de Ouro.
Prêmio Nobel de Literatura vai para Annie Ernaux, autora de O Acontecimento, que inspirou filme premiado em Veneza: https://t.co/2Ezwc1qVCM
— omelete (@omelete) October 6, 2022
E você poderá ter uma oportunidade de conhecê-la pessoalmente esse ano! A laureada estará na FLIP, participando de um bate-papo com a escritora gaúcha Veronica Stigger. O evento ocorrerá entre 23 a 27 de novembro.
A jornalista Vera Magalhães reforçou a beleza e importância das contribuições de Ernaux para a literatura.
Que notícia incrível para começar um dia que, ademais, tem até sol em São Paulo. Viva a literatura que, como o sol, ilumina e aquece a nossa existência. E leiam “O Acontecimento”. Um livro que conduz com o título plenamente.👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼https://t.co/TyxNpNIXwL
— Vera Magalhães (@veramagalhaes) October 6, 2022
E para quem ficou interessado em mais obras da laureada, o Jornal Correio traz cinco leituras da autora para quem quiser conhecê-la um pouco mais.
5 livros para conhecer Annie Ernaux, vencedora do Prêmio Nobel de Literaturahttps://t.co/Uyw6g4SFdX
— Jornal Correio (@correio24horas) October 6, 2022
Escritora francesa vem ao Brasil em novembro para participar da Flip #Correio24h pic.twitter.com/cxiKQPQpVU
A luta pela democracia
Os laureados para o Prêmio Nobel da Paz de 2022 foram o ativista Ales Bialiatski, de Belarus, e as ONGs Memorial (Rússia) e Centro para as Liberdades Civis (Ucrânia), por denunciarem crimes de guerra, abusos de poder e desrespeitos aos direitos humanos.
NOBEL DA PAZ 2022 | Como já era esperado, a guerra entre Rússia e Ucrânia entrou na pauta do Prêmio Nobel da Paz 2022. (+) pic.twitter.com/kXTTDAYbp1
— Ciência Hoje (@CienciaHoje) October 7, 2022
A TV Cultura também comentou sobre os laureados de 2022 e sua luta pela democracia em seus países de origem.
Uma ativista de Belarus e ONGs da Rússia e da Ucrânia levaram nesta sexta-feira (7) o prêmio Nobel da Paz.
— Jornalismo TV Cultura (@jornal_cultura) October 8, 2022
Ativista e duas organizações venceram, segundo os organizadores, por representarem a luta pela democracia em seus países.#JornaldaCultura pic.twitter.com/b5t7vnAElx
A CNN Brasil trouxe mais informações sobre os laureados.
O ativista Ales Bialiatski foi "preso após manifestação contra o regime do ditador belarusso Aleksandr Lukashenko", enquanto "as entidades da Rússia e da Ucrânia foram responsáveis por um esforço notável para documentar crimes de guerra, abusos dos direitos humanos e abuso de poder. Além disso, demonstram a importância da sociedade civil para a paz e a democracia".
O jornalista Jamil Chade escreveu sobre os ganhadores do Nobel da Paz de 2022, ano em que tivemos um recorde de inscritos para a láurea – mais de 340 nomes – em um momento em que "a maior ameaça à segurança europeia desde o final da Segunda Guerra Mundial" se instalava no mundo.
Opositores ao regime de Putin e seus aliados vencem prêmio Nobel da Paz.https://t.co/EYa8iQ3kGk
— Jamil Chade (@JamilChade) October 7, 2022
Alguns líderes europeus aproveitaram a ocasião para mandar seus recados, como o presidente francês Emmanuel Macron.
"Ales Bialiatski na Bielorrússia, a ONG Memorial na Rússia, o Centro para as Liberdades Civis na Ucrânia: o Prêmio Nobel da Paz homenageia os defensores inabaláveis dos direitos humanos na Europa. Artesãos da paz, sabem que podem contar com o apoio da França." (tradução livre)
Ales Bialiatski en Biélorussie, l’ONG Memorial en Russie, le Centre pour les libertés civiles en Ukraine : le Nobel de la Paix rend hommage à des défenseurs indéfectibles des droits humains en Europe. Artisans de la paix, ils savent pouvoir compter sur le soutien de la France.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) October 7, 2022
Conversa aberta