O que fazer para ficar menos viciado nas redes

Ama a internet, mas ela está te consumindo?

Eu amo a internet, mas ela está me consumindo. Imagino que você esteja sentindo a mesma coisa.

"Amo a internet, mas ela está me consumindo." / Reprodução

Pra tentar ajudar a gente, eu primeiro consultei dois dos donos da internet:

  • a Bia Granja, cofundadora da consultoria de negócios YOUPIX;
  • e o Ronaldo Lemos, advogado especializado em tecnologia e fundador do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio).

A Bia me passou de cara algumas dicas de coisas que ela já faz:

"Deixo todas as notificações das redes desligadas, exceto WhatsApp. Tento acessar as redes em horários específicos, em vez de ficar entrando o dia todo. A terceira coisa tem mais a ver com o psicológico: tô me programando pra não me alimentar das interações em redes sociais. Ainda não tá redondo, tenho momentos, hahaha. Mas, em geral, não sou refém dessa endorfina das redes."

O Ronaldo me indicou a obra do Tristan Harris, que trabalhou no Google como especialista em ética do design e protagonizou o documentário "O Dilema das Redes".

Com a ajuda deles todos, eu separei algumas dicas pra você que também gostaria de ficar menos dependente das redes. Nem todas podem funcionar de cara, mas todas são fáceis de tentar.

Delete apps de redes que você não usa mais

Tem aquela rede azulzinha que não serve mais nem pra avisar o aniversário das pessoas, por exemplo... Você precisa mesmo ficar sabendo que o ex-namorado da sua prima adicionou um story? Deleta o app, simpatia. Se precisar depois, é só instalar de novo.

Desabilite as notificações das redes que você ainda usa

É como a Bia falou ali em cima. A nossa ansiedade agradece. Você sabe como é: o celular vibra, a gente acha que é nude do crush, mas é um ex-colega de trabalho pedindo pra você fazer parte da rede dele no LinkedIn. Mais tarde, quando as coisas estiverem mais calmas, você abre o app pra ver se tem alguma coisa lá.

Defina limites de tempo de uso

Não precisa ser radical. Você pode começar tentando acessar redes sociais só meia hora por dia, num horário predefinido, por exemplo. Mas precisa ter disciplina!

Se você não tiver (eu sei que não tenho), continue pra dica a seguir.

Use os recursos que já vêm no seu celular

O Android tem uma funcionalidade chamada Bem-estar digital. Com ela, dá pra ver quanto tempo você passa em cada app, deixar a tela em preto e branco e desabilitar notificações na hora de dormir, pausar aplicativos que te distraem e definir limites de tempo de uso de cada app.

Pra configurar isso tudo, é só ir às configurações do seu celular e localizar o item Bem-estar digital (o nome pode variar de acordo com o fabricante).

No iPhone é bem parecido. Vá a Ajustes > Tempo de Uso.

No computador, você pode usar um software como o Freedom.

Deixe de seguir ou silencie algumas contas

Falo por experiência própria: tenho silenciado pessoas chatas, tóxicas e/ou que postam demais. Hoje eu passo muito menos raiva do que antes! 🤠

Vá pra rua!

Não precisa ir caçar borboletas, colher amoras e pescar no regato. É só ir fazer uma bendita de uma caminhada em nome da desgramada da sua saúde mental!

@grandadjoe1933

Go for a walk they say 🙄 #mentalhealthmatters #humour

♬ оригинальный звук - _malifisenta007_
"Eu indo fazer uma porcaria de uma caminhada pela porcaria da minha saúde mental."

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!