Ferramenta digital para proteger jornalistas de ataques no Twitter

Ferramenta desenvolvida por Thomson Reuters Foundation em parceria com Google detecta e identifica ataques no Twitter


A Thomson Reuters Foundation, fundação ligada à agência internacional de notícias Reuters, lançou na quinta-feira (30.jun.2022) uma ferramenta digital gratuita desenvolvida em parceria com o Google Jigsaw para ajudar jornalistas ao redor do mundo a melhor se protegerem de ataques e discurso de ódio no Twitter.

COMO FUNCIONA. O usuário sincroniza a ferramenta, TRFilter, com a sua conta de Twitter e a partir de aprendizagem de máquina, a ferramenta reconhece automaticamente e sinaliza conteúdos danosos.

Segundo a TRF, a ferramenta reduz a exposição de jornalistas a conteúdo abusivo porque permite que eles ocultem comentários e bloqueiem e ocultem perfis em massa, sem precisar visualizar todo o conteúdo.

TRFilter
Online harassment manager for journalists

RELATÓRIOS. Um outro recurso importante da ferramenta é que usuários poderão baixar relatórios sobre o conteúdo danoso que recebem e compartilhá-los com terceiros, inclusive forças de segurança caso seja preciso.

FASE PILOTO. No lançamento, a TRF deixou claro que essa é uma primeira rodada da ferramenta e há espaço para melhoras.

Embora os modelos de aprendizagem de máquina do TRFilter sejam capazes de detectar e sinalizar conteúdo danoso em diversas línguas,  a ferramenta por enquanto está disponível apenas em inglês, mas há planos de expansão no horizonte. A ferramenta também ainda não consegue trabalha em cima do conteúdo das mensagens diretas.

Texto Laís Martins
Edição Sérgio Spagnuolo

Faça parte da conversa

Reações de apoiadores
carregando reações...

Apoie o Núcleo para publicar seu comentário, reagir à matéria e participar da conversa. Caso já seja apoiador ou apoiadora, faça login abaixo sem senha, usando apenas seu email.


Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca