Como usar a busca do Twitter para entender a treta do dia

É só usar alguns parâmetros simples de pesquisa.
Como usar a busca do Twitter para entender a treta do dia
Receba nossas newsletters de graça
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!

Se você usa o Twitter casualmente (ou até frequentemente!), já deve passado por isto: a sua timeline inteira tá comentando a polêmica do dia, só que você chegou atrasado. A treta já tá na quinta camada, e você não entendeu ainda nem o básico.

(Por falar em camadas, vamos fazer uma breve pausa pra ver este tweet sobre o artigo do jogador de futebol italiano Kevin Lasagna na Wikipédia:)

"O jogo de Lasagna tem muitas camadas."

Agora voltando ao assunto: pra entender o que tá acontecendo no Twitter e achar os tweets mais relevantes sobre um assunto, é só aprender alguns parâmetros simples de busca.

Antes disso, você pode começar consultando a seção O que está acontecendo (no aplicativo pra celular, é só apertar a lupinha 🔍).

O Twitter vai mostrar primeiro uma seleção de temas personalizada pra você. Mas, se você clicar em Assuntos do momento, vai ver as tendências da cidade, do estado ou do país onde você está (dá pra escolher outros lugares nas configurações ⚙️).

Se o assunto estiver bombando mesmo, ele provavelmente vai aparecer em uma dessas duas listas. Tocando ou clicando sobre ele, você vai abrir o resultado da busca de tweets com o termo.

Às vezes, porém, essa busca não vai retornar exatamente o que você queria. Pode ser que os resultados sejam irrelevantes. E, se o assunto for internacional, talvez o Twitter só te mostre tweets em outras línguas.

Como resolver isso? Com parâmetros de busca!

Vamos supor que a polêmica do dia seja sobre o Roger Waters.

Uma pesquisa que você pode fazer é a seguinte:

"Roger Waters" min_faves:1000 lang:pt

Traduzindo: tweets contendo a expressão exata "Roger Waters" (por isso as aspas), com pelo menos 1.000 curtidas (min_faves:1000) e em língua portuguesa ("lang:pt").

Mas ainda não acabou.

Os primeiros tweets que vão aparecer, na aba Em Destaque, muito provavelmente serão antigos. Você tem que alternar pra aba Mais recentes, que vai mostrar os resultados em ordem cronológica reversa.

Outro exemplo!

Suponhamos que o pessoal no Twitter esteja falando sobre o Luciano Hang. Nesse caso, o "lang:pt" não é necessário nesse caso, a não ser que o véio da Havan esteja tão em voga no resto do mundo que os tweets em outros idiomas estejam atrapalhando a sua busca.

Experimente fazer esta busca:

"Luciano Hang" OR "véio da Havan" min_retweets:100
  • Com o "min_retweets:100", você só vai ver tweets que tenham sido compartilhados pelo menos 100 vezes (e pode sempre ajustar esse número pra cima e pra baixo, claro).
  • O "OR" ("ou") serve pra encontrar tanto tweets que se referem à pessoa na qual você está interessada (o empresário, nesse caso) pelo seu nome quanto pelo seu apelido.

E com isto nós acabamos de revelar um dos nossos segredos pra encontrar os melhores tweets da newsletter Garimpo e do Garimpo no site. 🤫

Mas se você não quiser ter essa trabalheira toda, tudo bem: é só assinar a newsletter Garimpo e se informar sobre os assuntos mais populares nas redes sociais em menos de três minutos, de segunda a sexta no seu inbox, de graça.

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!