Mude esta opção no Instagram para impedir que suas fotos e vídeos sejam “remixadas”

Na maciota, o Instagram passou a permitir que todo o conteúdo publicado em perfis abertos possa ser reutilizado. Veja como alterar essa configuração.

O Instagram deixou de ser uma rede social de fotos para virar uma plataforma para “criadores” de conteúdo.

Com isso, passou a estimular a “remixagem” de todo o conteúdo publicado ali, o que não é muito legal para quem é mais reservado ou trabalha de alguma forma com imagens e vídeos.

O QUE HOUVE? Na última leva de recursos, o Instagram informou que fotos passarão a ser “remixáveis”, ou seja, reutilizadas por outros usuários para a criação de novos conteúdos.

A mudança vale apenas para fotos publicadas daqui em diante, mas é “opt-out”, ou seja, foi ativada por padrão e cabe ao usuário sinalizar que não deseja que suas fotos sejam reutilizados, se for o caso.

O QUE MAIS? Embora a remixagem de fotos ainda não esteja liberada a todos, as de vídeos e Reels, sim.

E a dinâmica é a mesma: por padrão, todo novo vídeo ou Reels publicado pode ser remixado, a menos que o usuário sinalize que não quer isso.

Ah, perfis trancados, obviamente, não podem ter seu conteúdo remixado. Essa é uma saída fácil para impedir a remixagem, mas não é a única e, para alguns casos, nem seria a ideal.

COMO FAZ? Se o seu perfil é aberto, mas você não quer que suas fotos, vídeos ou Reels sejam reutilizados, faça o seguinte:

  • Entre nas configurações — toque na aba do seu perfil, depois no ícone das três linhas no canto superior direito e, por fim (ufa), em Configurações.
  • Depois entre em Privacidade.
  • Daí acesse a opção Reels e Remix.

Você verá três botões (abaixo), um para cada tipo de conteúdo. Por padrão, eles estarão ativados, permitindo o reuso desses materiais em remix por outros usuários. Basta desmarcá-los para mudar isso.

Tela de configurações de privacidade dos Reels e Remix, no aplicativo do Instagram para Android.
Imagem: Instagram/Reprodução.

Via Meta (em inglês).

Post feito em parceria com o Manual do Usuário


Faça parte da conversa

Reações de apoiadores
carregando reações...

Apoie o Núcleo para publicar seu comentário, reagir à matéria e participar da conversa. Caso já seja apoiador ou apoiadora, faça login abaixo sem senha, usando apenas seu email.


Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca