Mude esta opção no Instagram para impedir que suas fotos e vídeos sejam “remixadas”

Na maciota, o Instagram passou a permitir que todo o conteúdo publicado em perfis abertos possa ser reutilizado. Veja como alterar essa configuração.

O Instagram deixou de ser uma rede social de fotos para virar uma plataforma para “criadores” de conteúdo.

Com isso, passou a estimular a “remixagem” de todo o conteúdo publicado ali, o que não é muito legal para quem é mais reservado ou trabalha de alguma forma com imagens e vídeos.

O QUE HOUVE? Na última leva de recursos, o Instagram informou que fotos passarão a ser “remixáveis”, ou seja, reutilizadas por outros usuários para a criação de novos conteúdos.

A mudança vale apenas para fotos publicadas daqui em diante, mas é “opt-out”, ou seja, foi ativada por padrão e cabe ao usuário sinalizar que não deseja que suas fotos sejam reutilizados, se for o caso.

O QUE MAIS? Embora a remixagem de fotos ainda não esteja liberada a todos, as de vídeos e Reels, sim.

E a dinâmica é a mesma: por padrão, todo novo vídeo ou Reels publicado pode ser remixado, a menos que o usuário sinalize que não quer isso.

Ah, perfis trancados, obviamente, não podem ter seu conteúdo remixado. Essa é uma saída fácil para impedir a remixagem, mas não é a única e, para alguns casos, nem seria a ideal.

COMO FAZ? Se o seu perfil é aberto, mas você não quer que suas fotos, vídeos ou Reels sejam reutilizados, faça o seguinte:

  • Entre nas configurações — toque na aba do seu perfil, depois no ícone das três linhas no canto superior direito e, por fim (ufa), em Configurações.
  • Depois entre em Privacidade.
  • Daí acesse a opção Reels e Remix.

Você verá três botões (abaixo), um para cada tipo de conteúdo. Por padrão, eles estarão ativados, permitindo o reuso desses materiais em remix por outros usuários. Basta desmarcá-los para mudar isso.

Tela de configurações de privacidade dos Reels e Remix, no aplicativo do Instagram para Android.
Imagem: Instagram/Reprodução.

Via Meta (em inglês).

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!