Bot do TSE no Zap é bom, mas capengou em horário de pico

Membros do Núcleo testaram o Tira-Dúvidas da Justiça Eleitoral no WhatsApp, mas bot chegou a demorar horas para responder. À noite, o serviço foi mais rápido

O primeiro turno das eleições de 2022 está chegando e o assistente virtual do TSE pelo WhatsApp para tirar dúvidas sobre o dia da votação, embora tenha boas funcionalidades, parece não ter dado conta do recado quando a demanda foi muita.

No começo da tarde de ontem (27.set), diversos colaboradores da equipe do Núcleo mandaram mensagem para o bot chamado de “Tira-dúvidas da Justiça Eleitoral” para testar seu funcionamento, mas ninguém recebeu uma resposta de imediato. Alguns membros da equipe só foram receber uma resposta horas depois do primeiro contato.

Já outros foram atendidos pelo robôzinho após alguns minutos, mas como a resposta do usuário não foi imediata, o bot encerrou a conversa após 4 minutos com a seguinte justificativa:

Ops! Ficamos muito tempo sem interagir, vou encerrar nossa conversa. O TSE agradece seu contato! Se quiser recomeçar ou ver outros tópicos, é só responder OI. Até a próxima!

Vale notar que o Instagram recomendou esse bot para muitos usuários no topo do feed, o que pode ter aumentado muito a demanda pelo app.

Novas tentativas foram feitas na parte da noite e aí, sim, a resposta do bot veio logo após o envio da mensagem.

COMO FUNCIONA: Disponível desde 2020, o serviço funciona de maneira simples. Basta o usuário mandar um “oi” para número +55 61 9 9637 1078 ou clicar no link https://wa.me/556196371078 e salvar o contato para receber os conteúdos do robô – que também manda avisos importantes e facilita a saída caso o usuário não queira receber mais mensagens.

Quando a interação começa, o usuário pode escolher um dos seguintes tópicos: local de votação, situação eleitoral, certidão de quitação, quitação de multas, número do título de eleitor ou biometria.

EXPERIÊNCIA DA EDITORA: Na primeira tentativa de contato, no começo da tarde de ontem (27.set) , o bot demorou 16 minutos para me responder e encerrou a conversa depois de 4 minutos, porque eu não interagi com ele.

Mais tarde, às 20h30, tentei um segundo contato pelo celular, selecionando “Situação Eleitoral”. No mesmo minuto, o bot enviou a seguinte mensagem:

“Para consultar a sua situação eleitoral, precisaremos que você envie algumas informações. Clique em um dos botões abaixo (nome completo, título de eleitor ou CPF) para escolher qual dado você irá enviar. Responda MENU para voltar ou ENCERRAR para sair da conversa.”

Escolhi “Nome Completo” e imediatamente o bot me pediu “por favor, digite seu nome completo”. Em seguida, forneci a data de nascimento e o resultado saiu logo na sequência.

Do começo da interação até o resultado da consulta, o Tira-dúvidas da Justiça Eleitoral levou 1 minuto.

Voltei para o Menu Principal e resolvi consultar meu local de votação. Como algumas informações pessoais já tinham sido fornecidas por mim na primeira consulta, o bot perguntou se eu “gostaria de utilizar os mesmos dados informados anteriormente?” – meu nome completo e minha data de nascimento.

Com a resposta afirmativa, ele então me pediu novamente para fornecer nome completo, título de eleitor ou CPF e, por fim, o nome da minha mãe. Em seguida, me enviou o nome do colégio onde devo votar com um link do Google Maps.

Essa consulta também demorou 1 minuto para ser feita.

Antes de encerrar a conversa, também dei uma olhada na aba sobre a votação que trazia uma lista com as top 10 dúvidas eleitorais:

  • Situação eleitoral
  • Número do Título
  • Local de Votação
  • Documentos para Votação
  • Urna Eletrônica
  • Tipos de Eleições
  • Segundo Turno
  • Votos nulos ou anulados
  • Voto em Branco
  • Voto na Legenda

Hoje (28.set), às 11h08, o bot me enviou nova mensagem com botão para acessar o chatbot.

Texto Samira Menezes
Edição Sérgio Spagnuolo

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