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O Núcleo publicou uma análise de dados de redes sociais mostrando aumento nas reclamações de contas hackeadas no Instagram.
O contato com o Instagram aconteceu por email em 1º.fev.2022 e a resposta veio dia 4.fev.2022.
Veja abaixo a resposta do Instagram na íntegra:
Phishing e hacking existem desde o começo da internet, mas as pessoas por trás desses tipos de golpe estão sempre diversificando suas formas de burlar as proteções impostas por plataformas e sites. Sabemos que perder o acesso a contas em qualquer plataforma digital pode ser uma experiência difícil. Por isso, o Instagram trabalha de forma contínua na implementação e aperfeiçoamento de recursos de segurança capazes de proteger a conta dos usuários e barrar o acesso de hackers a contas de terceiros, como a autenticação de dois fatores e Solicitação de Login, em campanhas educativas de identificação e prevenção a esse tipo de ataque, bem como em ferramentas e processos para a recuperação de contas da plataforma.
Em novembro de 2020, lançamos uma série de três vídeos sobre segurança online feitos em parceria com a SaferNet, ONG referência na defesa e na promoção dos direitos humanos na internet, com o objetivo de ajudar as pessoas a se protegerem de golpes de phishing e/ou hacking. Os conteúdos podem ser acessados em “Vídeos”, no perfil da Safernet (@safernetbr) ou nos links abaixo:
- Phishing | Como evitar golpes no Instagram
- Você sabe o que é autenticação de dois fatores?
- O Instagram nunca manda Direct, sabia? Proteja-se de phishing e golpes
Não temos dados referentes a números de contas hackeadas ou pedidos de recuperação para compartilhar.
Sobre o caso da usuária que solicitou uma indenização, o Facebook Brasil vai recorrer da decisão de pagamento de indenização.
Ressaltamos que a recuperação de conta deve ser feita somente pelos caminhos indicados na Central de Ajuda do Instagram. Para encontrar o passo a passo, basta fazer uma busca, por exemplo, por "hackearam a minha conta", e você verá o resultado "Acho que minha conta do Instagram foi invadida". Lá você encontrará o passo a passo para solicitar um link de login, um código de segurança ou suporte do Instagram, além de outras informações importantes sobre o processo.
Lembramos que processo de recuperação pode levar algum tempo, uma vez que é preciso garantir que todos os requisitos de segurança sejam cumpridos para devolver a conta ao seu legítimo dono. Segue o passo a passo, abaixo:
- Verifique se há uma mensagem do Instagram na sua conta de email: Se você recebeu um email de [email protected] informando que seu endereço de email foi alterado, poderá desfazer a ação usando a opção "reverter essa alteração" na mensagem do email. Por isso é importante sempre manter seu e-mail e telefone atualizados.
- Se outras informações também foram alteradas (por exemplo, sua senha) e não foi possível reverter seu endereço de email, solicite um link de login ou um código de segurança ao Instagram: na tela de login, toque em Obter ajuda para entrar sob Entrar.
- Se não você não conseguir recuperar sua senha com o link de login, é possível solicitar o nosso suporte (toque em "Precisa de mais ajuda?").
- Para recuperar a conta, será necessário um endereço de email seguro, diferente do usado anteriormente, ao qual somente você tenha acesso. Depois de enviar a solicitação, você receberá um email do Instagram com as próximas etapas.
Abaixo seguem as principais dicas para manter a conta segura no Instagram:
- Não clique em links desconhecidos, especialmente se não tiverem sido ativamente solicitados por você pelos caminhos oficiais de marcas ou estabelecimentos.
- Não compartilhe links ou códigos de acesso recebidos do Instagram por SMS ou WhatsApp. Eles podem dar acesso à sua conta.
- Ative a autenticação de dois fatores (por WhatsApp, SMS ou aplicativo como Duo Mobile ou Google Authenticator). Com essa etapa extra de segurança, você deve inserir um código de login especial sempre que houver uma tentativa de login de um dispositivo desconhecido. Para ativar, vá em Configurações>Segurança>Autenticação de dois fatores.
- Ative a Solicitação de login: Ao ativar a autenticação de dois fatores no Instagram, você receberá um alerta toda vez que alguém tentar entrar na sua conta por meio de um dispositivo ou navegador da web não reconhecido. Você pode aprovar ou recusar de imediato a solicitação nos seus dispositivos conectados. Sempre que desejar, também é possível ver uma lista dos dispositivos que entraram recentemente na sua conta do Instagram. Para isso, basta acessar "Configurações", "Segurança" e "Atividade de login".
- A plataforma também disponibiliza a visualização de e-mails enviados oficialmente pelo Instagram no próprio aplicativo, para os usuários saberem que receberam uma mensagem autêntica em seu e-mail cadastrado. Para conferir se o Instagram tentou entrar em contato com você, acesse as Configurações, Segurança e E-mails do Instagram. Não clique em links de e-mails que afirmam ser do Instagram se não for possível confirmar que o Instagram realmente os enviou por meio desse recurso.
- Verifique se seu número de telefone e e-mail estão atualizados no aplicativo. Se perder o acesso a conta, você poderá tentar recuperar mesmo que as suas informações tenham sido alteradas por um hacker.
- Tenha uma senha segura. Certifique-se de que sua senha tem ao menos seis caracteres e tente usar uma combinação complexa que inclua números, letras e pontuações.
- Jamais informe sua senha a terceiros.
Links importantes da Central de Ajuda:
- Contas invadidas
- Como faço para evitar fraudes no Instagram?
- Não consigo encontrar minha conta ou não sei meu nome de usuário no Instagram.
- O email da minha conta do Instagram foi alterado
- O que posso fazer se eu perder o acesso ao email ou número de telefone que usei ao me cadastrar no Instagram?
- Acho que minha conta do Instagram foi invadida.