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Ze Frank é um youtuber norte-americano que fez fama na década passada com vídeos non-sense engraçados.

Na quarta (17), Ze Frank publicou no YouTube, em texto, uma previsão pessimista da plataforma. Para ele, Neil Mohan, atual CEO do YouTube, “será visto como o cara que destruiu a economia dos criadores que ergueu esta plataforma”.

O culpado? Segundo o youtuber, o foco da plataforma em extrair a maior quantidade de dinheiro dos Shorts às custas de todo o resto. Ze Frank prevê que a maior vantagem do YouTube – o fato de ser uma plataforma confiável e previsível para ganhar dinheiro em cima de conteúdo – desaparecerá.

É difícil dizer o que será do futuro do YouTube, e seria chover no molhado dizer que a plataforma está mudando porque ela sempre está mudando. Por outro lado, a mudança na direção da plataforma de vídeos pode, sim, ser o marco de uma guinada.

Nessa semana, em um evento para o mercado publicitário em Nova York, executivos do YouTube revelaram que 150 milhões de norte-americanos assistem ao YouTube pela TV. Eles também anunciaram novos formatos de anúncios, incluindo um spot não de 30 segundos que não pode ser pulado — o formato clássico dos comerciais de TV.

O movimento de profissionalização das redes sociais já vem de alguns anos, e agora parece estar ganhando tração. Aquela promessa de que bastava uma câmera (de celular) na mão e uma ideia na cabeça para explodir no YouTube ou em qualquer rede social começa a ser questionada.

Ze Frank não sabe muito bem o que fazer. “Criar um sindicato? Apoiar esforços para quebrar o monopólio do Google sobre a publicidade? O que vocês acham?”, finalizou.

O que mais?

Google

O Google anunciou que excluirá contas inativas há mais de dois anos. [Núcleo]

Instagram

Os canais de broadcasting do Instagram agora permitem convidados. [SocialMediaToday]

O Instagram agora permite comentar com GIFs animados em posts e Reels e as novas ferramentas de edição de Reels serão expandidas para o mundo todo. [Meta]

Meta

Um erro na plataforma de publicidade da Meta, ocorrido em abril, fez com que vários anunciantes gastassem a mais em campanhas. A empresa está fazendo reembolsos, mas pequenos anunciantes estão insatisfeitos com o ritmo. [Bloomberg]

A Meta começou a testar anúncios contendo promoções, como descontos. [Meta]

OpenAI

Aplicativo oficial do ChatGPT foi lançado para iOS. Por ora, apenas nos Estados Unidos. [Núcleo]

TikTok

O TikTok está adicionando novos elementos aos vídeos para potencializar a descoberta de estabelecimentos comerciais. [SocialMediaToday]

Twitter

As DMs agora podem ser criptografadas no Twitter, mas a implementação ainda é meio ruim. [Núcleo]

Assinantes pagantes do Twitter Blue agora podem enviar vídeos de até 2 horas. [SocialMediaToday]

O player de vídeo do Twitter ganhou novos controles. Deverá ser útil para os vídeos longos que Elon Musk quer na plataforma. [@Jason/Twitter]

Nos EUA, a maioria dos usuários do Twitter disseram ter dado um tempo na plataforma de Elon Musk ano passado. [Pew Research]

WhatsApp

O WhatsApp ganho o recurso de proteção de conversas por biometria. [Núcleo]

YouTube

O YouTube adicionou novas visualizações de faturamento e recursos para os Shorts. [@creatorinsider/YouTube]

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