Políticos de direita reivindicam ganho de seguidores após acordo de Twitter com Musk

Figuras da direita brasileira estão atribuindo ganho repentino de seguidores à compra do Twitter por Elon Musk

Entre a noite de terça-feira (26.abr.2022) e a manhã desta quarta-feira, políticos da direita brasileira, e principalmente figuras bolsonaristas, comemoraram ter ganho novos seguidores – na casa dos milhares -- depois do acordo entre o Twitter e Elon Musk.

CONTA MAIS. O discurso dessas figuras está organizado em torno de uma ideia de fim da censura, algo que eles atribuem à compra da rede social por Musk, um defensor da liberdade de expressão sem limites. Segundo o argumento deles, esses seguidores estariam represados e agora foram liberados.

UM MISTÉRIO. Ainda não está claro o que aconteceu. Em resposta a questionamento enviado pelo Núcleo, o Twitter disse que tem analisado as variações de seguidores e que "essas oscilações parecem ter sido, em grande parte, resultado de um aumento na criação de novas contas e desativação de outras, organicamente". A empresa acrescentou que seguirá analisando as alterações e tomando medida contra contas que violem as políticas de spam.

QUEM ESTÁ NO MEIO? Uma busca no nosso Monitor Nuclear pela palavra "seguidores" sugere que só a direita está falando disso no Brasil. Foram 20 tweets de 16 perfis. Todos são de direita com exceção de um tuíte do deputado federal gaúcho Bohn Gass, que é do Partido dos Trabalhadores.

E A ESQUERDA? Políticos da esquerda brasileira estão quietos sobre seu status de seguidores, diferentemente do que foi visto nos Estados Unidos, onde contas de figuras progressistas, como o ex-presidente Barack Obama, teriam perdido milhares de seguidores, segundo a AFP.

Alertas via Twitter ou Telegram

Texto Laís Martins
Edição Sérgio Spagnuolo

Texto atualizado às 14h37 de 27.abr.2022 para incluir posicionamento do Twitter.


Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca