Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

Na sexta-feira (13.mai), Elon Musk “suspendeu temporariamente” a compra do Twitter para averiguar a alegação de que menos de 5% das contas no Twitter são de spam ou falsas.

Nesta segunda (16.mai), Parag Agrawal, CEO do Twitter, foi à rede explicar como a empresa lida com o problema. Praticamente uma indireta bem direta a Musk.

COMO É? Agrawal afirmou que, todos os dias, o Twitter suspende mais de meio milhão de contas e bloqueia preventivamente outras tantas para verificar se são legítimas ou não.

O desafio, segundo o CEO, é distinguir o que é spam do que não é.

“[…] muitas contas que parecem falsas superficialmente são pessoas de verdade. E algumas contas spam, que são as mais perigosas — e causam os maiores danos aos nossos usuários — podem parecer totalmente legítimas na superfície.”

Agrawal disse que os spammers são muito dinâmicos, por isso as equipes do Twitter estão sempre atualizando as regras e critérios para suspender contas falsas.

Fora esse trabalho preventivo, a cada trimestre o Twitter pega uma amostragem de milhares de usuários legítimos para verificar o que passou pelos sistemas automatizados. É daí que vem aquele percentual de menos de 5% de usuários falsos/spam que (supostamente) tanto incomodou Musk.

No domingo, Musk estimou – sem dar provas – que mais de 90% dos usuários diários ativos da rede social podem ser inautênticos (ou seja, bots, fakes e contas de spam).

REAÇÃO. Provando-se detentor de elevado nível de maturidade, Musk respondeu o CEO do Twitter com um emoji de cocozinho (“💩”).

Em seguida, prosseguiu: “Então como os anunciantes sabem o que estão recebendo pelo seu dinheiro? Isso é fundamental para a saúde financeira do Twitter.”

Via @paraga/Twitter, @elonmusk/Twitter (ambos em inglês).

Post feito em parceria com o Manual do Usuário

Twitter/XManual do Usuário
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.