Twitter suspende meio milhão de contas de spam por dia

Parag Agrawal, CEO do Twitter, fez fio explicativo como indireta a Elon Musk. O bilionário respondeu com “💩”.

Na sexta-feira (13.mai), Elon Musk “suspendeu temporariamente” a compra do Twitter para averiguar a alegação de que menos de 5% das contas no Twitter são de spam ou falsas.

Nesta segunda (16.mai), Parag Agrawal, CEO do Twitter, foi à rede explicar como a empresa lida com o problema. Praticamente uma indireta bem direta a Musk.

COMO É? Agrawal afirmou que, todos os dias, o Twitter suspende mais de meio milhão de contas e bloqueia preventivamente outras tantas para verificar se são legítimas ou não.

O desafio, segundo o CEO, é distinguir o que é spam do que não é.

“[…] muitas contas que parecem falsas superficialmente são pessoas de verdade. E algumas contas spam, que são as mais perigosas — e causam os maiores danos aos nossos usuários — podem parecer totalmente legítimas na superfície.”

Agrawal disse que os spammers são muito dinâmicos, por isso as equipes do Twitter estão sempre atualizando as regras e critérios para suspender contas falsas.

Fora esse trabalho preventivo, a cada trimestre o Twitter pega uma amostragem de milhares de usuários legítimos para verificar o que passou pelos sistemas automatizados. É daí que vem aquele percentual de menos de 5% de usuários falsos/spam que (supostamente) tanto incomodou Musk.

No domingo, Musk estimou – sem dar provas – que mais de 90% dos usuários diários ativos da rede social podem ser inautênticos (ou seja, bots, fakes e contas de spam).

REAÇÃO. Provando-se detentor de elevado nível de maturidade, Musk respondeu o CEO do Twitter com um emoji de cocozinho (“💩”).

Em seguida, prosseguiu: “Então como os anunciantes sabem o que estão recebendo pelo seu dinheiro? Isso é fundamental para a saúde financeira do Twitter.”

Via @paraga/Twitter, @elonmusk/Twitter (ambos em inglês).

Post feito em parceria com o Manual do Usuário


Faça parte da conversa

Reações de apoiadores
carregando reações...

Apoie o Núcleo para publicar seu comentário, reagir à matéria e participar da conversa. Caso já seja apoiador ou apoiadora, faça login abaixo sem senha, usando apenas seu email.


Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.