Em apenas 6 dias, o Partido Liberal, atual legenda do presidente Jair Bolsonaro e pela qual ele concorrerá à reeleição, assumiu o lugar de maior anunciante político do Google, desbancando o Brasil Paralelo, que ocupava a liderança confortavelmente.
QUANTO E QUANDO. Segundo dados da plataforma de transparência de anúncios políticos do Google, o PL gastou R$740 mil
em 15
anúncios. Todos foram publicados entre 23.jul.2022 e 24.jul.2022 e todos os anúncios são em formato vídeo.
O aumento súbito de gastos com anúncios coincide com a oficialização da candidatura de Bolsonaro que aconteceu no domingo (24.jul.2022) em um evento no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Até 22.jul, o partido havia investido apenas R$113 mil. A maior parte do gasto (R$627 mil) aconteceu no dia 23.jul.
O UOL publicou sobre o assunto no dia.
ALCANCE. Pelo menos dois dos 15 anúncios já foram mostrados mais de 10 milhões
de vezes pelo Google. Cada um desses custou entre R$80 mil e R$90 mil.
Uma nota do site Poder360 de 21.jul.2022 que usava como base os dados da mesma plataforma de transparência não mostrava o PL nem mesmo dentre os principais 10 anunciantes políticos.
Com os anúncios veiculados pelo PL, o Brasil Paralelo caiu para a segunda colocação no ranking de maiores anunciantes políticos.
A produtora audiovisual de conteúdos e cursos conservadores e de revisionismo histórico acumula gasto de R$425 mil reais distribuídos em 814 anúncios rodados desde novembro de 2021, segundo dados do Google.

Até o momento, a plataforma registra gastos totais de R$2,2 milhões de reais em 2.183 anúncios políticos rodados desde novembro de 2021.