TikTok quer ser mais transparente para pesquisadores e jornalistas

A empresa anunciou uma série de mudanças para que conteúdo, moderação e algoritmo do app sejam mais compreensíveis.

A Diretora de Operações (COO, na sigla em inglês) do TikTok, Vanessa Pappas, anunciou na última quarta-feira (27.jul.22) uma série de mudanças feitas pela empresa para aumentar a transparência em relação à plataforma, desde a coleta de dados até como funciona a moderação.

Segundo a executiva, atualmente pesquisadores têm dificuldades em avaliar o conteúdo do TikTok ou realizar testes em sua plataforma.

AS NOVIDADES: Em comunicado à imprensa, o TikTok diz estar desenvolvendo uma API de pesquisa para melhorar o acesso à dados públicos e anônimos sobre conteúdo, e deve ser disponibilizada a um seleto grupo de pesquisadores no final deste ano.

Além disso, a COO também anunciou que a empresa desenvolveu uma chave de API especial de seu sistema de moderação, que será divulgada em outubro. O TikTok também dará aos pesquisadores acesso à API de seu novo Conselho de Conteúdo baseado nos EUA, formado por especialistas em múltiplas áreas para determinar o que é saudável e deve estar na plataforma.

Essas informações, quando agregadas a informações confidenciais (como palavras-chave usadas para detectar e sinalizar conteúdo que viola as regras de comunidade), colocam pesquisadores e jornalistas um passo mais perto de compreender como funciona o algoritmo de moderação do TikTok.

PRESSÕES: Uma série de reportagens publicadas pelo site BuzzFeed News desde junho de junho reaqueceu pressões do governo dos Estados Unidos contra o TikTok. No início de julho, senadores dos EUA pediram que a Comissão Federal de Comércio (FCC, na sigla em inglês) investigasse a empresa por acessar dados de usuários norte-americanos, usando dados semelhantes aos da série no BuzzFeed.

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!