TikTok quer ser mais transparente para pesquisadores e jornalistas

A empresa anunciou uma série de mudanças para que conteúdo, moderação e algoritmo do app sejam mais compreensíveis.

A Diretora de Operações (COO, na sigla em inglês) do TikTok, Vanessa Pappas, anunciou na última quarta-feira (27.jul.22) uma série de mudanças feitas pela empresa para aumentar a transparência em relação à plataforma, desde a coleta de dados até como funciona a moderação.

Segundo a executiva, atualmente pesquisadores têm dificuldades em avaliar o conteúdo do TikTok ou realizar testes em sua plataforma.

AS NOVIDADES: Em comunicado à imprensa, o TikTok diz estar desenvolvendo uma API de pesquisa para melhorar o acesso à dados públicos e anônimos sobre conteúdo, e deve ser disponibilizada a um seleto grupo de pesquisadores no final deste ano.

Além disso, a COO também anunciou que a empresa desenvolveu uma chave de API especial de seu sistema de moderação, que será divulgada em outubro. O TikTok também dará aos pesquisadores acesso à API de seu novo Conselho de Conteúdo baseado nos EUA, formado por especialistas em múltiplas áreas para determinar o que é saudável e deve estar na plataforma.

Essas informações, quando agregadas a informações confidenciais (como palavras-chave usadas para detectar e sinalizar conteúdo que viola as regras de comunidade), colocam pesquisadores e jornalistas um passo mais perto de compreender como funciona o algoritmo de moderação do TikTok.

PRESSÕES: Uma série de reportagens publicadas pelo site BuzzFeed News desde junho de junho reaqueceu pressões do governo dos Estados Unidos contra o TikTok. No início de julho, senadores dos EUA pediram que a Comissão Federal de Comércio (FCC, na sigla em inglês) investigasse a empresa por acessar dados de usuários norte-americanos, usando dados semelhantes aos da série no BuzzFeed.

Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca