Ex-funcionário acusa Twitter de negligenciar segurança na plataforma

Segundo Washington Post, ex-chefe de segurança alega que os servidores rodavam software desatualizado, que milhares de funcionários tinham acesso a dados sensíveis de usuários e que diretores ignoraram o combate ao spam

O ex-chefe de segurança do Twitter, Peiter Zatko, protocolou uma denúncia nos EUA acusando executivos da empresa de enganar órgãos de regulação e seu próprio conselho administrativo sobre o combate a hackers e a spam na plataforma.

As denúncias foram protocoladas junto à SEC (regulador do mercado de capitais nos EUA), ao Departamento de Justiça e à FTC (regulador de práticas comerciais nos EUA).

As informações foram obtidas pelo jornal norte-americano Washington Post.

O QUE ELE DISSE? Estas são as principais alegações de Zatko:

  • O Twitter violou um acordo com a FTC (Comissão Federal de Comércio dos EUA) ao alegar ter um plano de segurança sólido, enquanto metade dos seus servidores rodava software desatualizado e vulnerável;
  • Milhares de funcionários do Twitter tinham acesso a dados sensíveis da plataforma, o que possibilitou, em 2020, o hack de contas de usuários VIP como Barack Obama, Donald Trump e Elon Musk;
  • Em vez de concentrar esforços em reduzir o spam, a empresa priorizou o aumento do número de usuários. Diretores que bateram metas de crescimento e ignoraram o combate a conteúdo indesejado chegaram a receber pagamentos bônus de até US$ 10 milhões;
  • Como responsável pela segurança do Twitter, Zatko disse que seus alertas não eram ouvidos pelo então CEO, Jack Dorsey, que o contratou no final de 2020. Os dois tiveram apenas seis reuniões, nenhuma com mais de 30 minutos de duração e sempre com um Dorsey lacônico. Além disso, trocaram algumas poucas dezenas de mensagens de texto.

O QUE O TWITTER TEM A DIZER? Rebecca Hahn, porta-voz do Twitter, disse ao Post que as alegações estão "repletas de falsidades" e e que Zatko "parece estar querendo, de forma oportunista, prejudicar o Twitter, seus usuários e seus investidores" depois de ter sido demitido por "performance e liderança ruins".

MUSK VS TWITTER. As alegações de Zatko sobre negligência e falta de interesse da direção do Twitter em combater perfis falsos/de spam pode servir de munição para Elon Musk na guerra que ele trava para não (mais) comprar o Twitter por US$ 44 bilhões.

Musk alega que o Twitter falseia o total de contas falsas/de spam na plataforma — há anos a empresa afirma que o percentual de contas do tipo não passa de 5%. Até então, Musk não tinha subsídios robustos para sustentar a alegação.

Em mensagem a funcionários nesta terça-feira (23), o CEO do Twitter, Parag Agrawal, repetiu os principais pontos da resposta de Hahn e disse que "devemos continuar vendo mais manchetes nos próximos dias".

Por Rafael Capanema e Rodrigo Ghedin
Edição Sérgio Spagnuolo

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!