A Meta, conglomerado de rede sociais de Mark Zuckerberg que aos poucos tem limitado acesso a dados de suas redes sociais, removeu mais uma métrica do CrowdTangle – que praticamente vai extinguir a transparência de dados sobre a maioria dos vídeos do Instagram.
EXPLICANDO. Devido a uma mudança na política do Instagram, vídeos com menos de 15 minutos são considerados "Reels" – a modalidade de vídeos curtos que a Meta copiou do TikTok.
DADOS SÓ SOBRE DOCUMENTÁRIOS. Como os Reels não fazem parte dos dados fornecidos pelo CrowdTangle (por decisão default da Meta, diga-se), isso significa que a ferramenta não vai fornecer mais dados sobre a grande maioria dos vídeos da plataforma. É seguro dizer que a grande maioria dos vídeos tem mais de 15 minutos.
DE NOVO. A medida, anunciada discretamente, traz novas evidências de um sufocamento de sua plataforma de dados. Eis o que já rolou antes:
- Em meados de 2021, a equipe que trabalha com CrowdTangle dentro da Meta foi desmantelada e assinalada para outros projetos;
- A Meta também rescindiu um contrato de US$40 mil com pesquisadores para entender discussões públicas ao redor da pandemia de COVID-19;
- O ex-CEO do CrowdTangle, Brandon Silverman, deixou a empresa em outubro;
- E em janeiro deste ano, a Meta deixou de aceitar novos usuários no CrowdTangle.