Lembra (ou já ouviu falar) do Bulletin, serviço de newsletters do Facebook criado para concorrer com o Substack? Se não, meio que não importa mais, pois ele será encerrado em 2023.
O QUE HOUVE? O Facebook, da Meta, está enviando e-mails aos 120 escritores e jornalistas parceiros do Bulletin para avisar que o serviço será encerrado em breve.
Em comunicado à imprensa, a Meta disse que:
O Bulletin nos permitiu aprender sobre o relacionamento entre criadores e suas audiências e como dar um suporte melhor a eles na construção de suas comunidades no Facebook. Embora este produto fora da plataforma esteja chegando ao fim, seguimos comprometidos em apoiar o sucesso e o crescimento desses e de outros criadores em nossa plataforma.
CONTEXTO. Lançado em junho de 2021, o Bulletin foi uma resposta óbvia ao sucesso do Substack, startup especializada em newsletters.
A Meta atraiu nomes de peso para o lançamento, como Malcolm Gladwell, James Hamblin e Erin Andrews, e num segundo momento fechou acordos com jornalistas locais norte-americanos.
A Meta vai pagar os valores prometidos integralmente — alguns contratos iam até 2024 e tinham até seis dígitos. Os parceiros afetados poderão levar seus conteúdos e listas de inscritos para outras plataformas.
PROMESSA É DÍVIDA. Não é a primeira nem a segunda vez que o Facebook/Meta promete mundos e fundos a jornalistas e, sem aviso prévio, encerra projetos e prejudica parceiros.
No caso do Bulletin, já havia indícios em julho de que o serviço e outras iniciativas voltadas ao jornalismo haviam perdido prestígio dentro da Meta.
Pelo menos em um aspecto a Meta cumpriu sua palavra: a empresa bradava, no lançamento do Bulletin, que, diferentemente de rivais como o Substack, não cobraria taxas dos parceiros “até no mínimo 2023”. Dito e feito.
Via New York Times (em inglês).