Serviço de newsletters do Facebook será encerrado em 2023

O Facebook notificou escritores e jornalistas parceiros para avisar que o projeto será encerrado em breve

Lembra (ou já ouviu falar) do Bulletin, serviço de newsletters do Facebook criado para concorrer com o Substack? Se não, meio que não importa mais, pois ele será encerrado em 2023.

O QUE HOUVE? O Facebook, da Meta, está enviando e-mails aos 120 escritores e jornalistas parceiros do Bulletin para avisar que o serviço será encerrado em breve.

Em comunicado à imprensa, a Meta disse que:

O Bulletin nos permitiu aprender sobre o relacionamento entre criadores e suas audiências e como dar um suporte melhor a eles na construção de suas comunidades no Facebook. Embora este produto fora da plataforma esteja chegando ao fim, seguimos comprometidos em apoiar o sucesso e o crescimento desses e de outros criadores em nossa plataforma.

CONTEXTO. Lançado em junho de 2021, o Bulletin foi uma resposta óbvia ao sucesso do Substack, startup especializada em newsletters.

A Meta atraiu nomes de peso para o lançamento, como Malcolm Gladwell, James Hamblin e Erin Andrews, e num segundo momento fechou acordos com jornalistas locais norte-americanos.

A Meta vai pagar os valores prometidos integralmente — alguns contratos iam até 2024 e tinham até seis dígitos. Os parceiros afetados poderão levar seus conteúdos e listas de inscritos para outras plataformas.

PROMESSA É DÍVIDA. Não é a primeira nem a segunda vez que o Facebook/Meta promete mundos e fundos a jornalistas e, sem aviso prévio, encerra projetos e prejudica parceiros.

No caso do Bulletin, já havia indícios em julho de que o serviço e outras iniciativas voltadas ao jornalismo haviam perdido prestígio dentro da Meta.

Pelo menos em um aspecto a Meta cumpriu sua palavra: a empresa bradava, no lançamento do Bulletin, que, diferentemente de rivais como o Substack, não cobraria taxas dos parceiros “até no mínimo 2023”. Dito e feito.

Via New York Times (em inglês).

Post feito em parceria com o Manual do Usuário

Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca