Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) fez uma publicação no Twitter no sábado (8.out.22) com o áudio descontextualizado em que o traficante Marcola, líder do PCC (Primeiro Comando da Capital), declara preferência pelo candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afrontando uma decisão da Justiça Eleitoral.

O tweet de Bolsonaro tem mais de 1 milhão de views e soma mais de 36 mil retweets e 117,4 mil curtidas.

DECISÃO. Esse mesmo áudio já foi objeto de decisão do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, que determinou a remoção do conteúdo de diversos canais e perfis – incluindo do presidente – em 1.out.2022, véspera do primeiro turno das eleições.

"A divulgação de fato sabidamente inverídico, com grave descontextualização e aparente finalidade de vincular a figura do pré-candidato a organização criminosa, indicando suposto apoio explícito do PCC à sua campanha, parece suficiente a configurar propaganda eleitoral negativa, na linha da jurisprudência desta corte", escreveu Moraes na decisão.

Youtube derruba vídeos virais da JP sobre Lula e Marcola
Conteúdos tiveram remoção decretada por ministro Alexandre de Moraes na noite de sábado (1º.out)

Reincidente. Em jul.2022, dois dias após uma decisão de Moraes sobre o tema, Bolsonaro também fez um post induzindo uma falsa associação entre Lula, PT e PCC.

Texto Laís Martins
Edição Julianna Granjeia

Eleições 2022Twitter/XYouTube
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.