Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

O desmonte das iniciativas do Facebook para (supostamente) apoiar o jornalismo continua. Desta vez, a vítima são os Instant Articles.

O QUE HOUVE? Segunda a Folha de S.Paulo e Sara Fisher, do Axios, a Meta encerrará o suporte aos Instant Articles daqui a seis meses, em abril de 2023.

Esse é o prazo que as redações parceiras que usam o formato terão para se adaptarem à mudança.

Após abril de 2023, o tráfego para Instant Articles será redirecionado para os sites dos veículos.

CONTEXTO. Os Instant Articles foram lançados em 2015 pelo Facebook como um formato de carregamento rápido para sites de notícias.

Ao adotar os IA, as páginas dos sites passavam a publicar posts/notícias dentro do Facebook. Esses conteúdos eram carregados instantaneamente, sem que o usuário/leitor tivesse que sair do Facebook e abrir o navegador para lê-los.

Foi uma resposta do então Facebook ao AMP, projeto capitaneado pelo Google com o apoio do Twitter, criado com a mesma finalidade. O AMP foi praticamente abandonado pelo Google em 2021.

MAIS UMA. Segundo um porta-voz da Meta, os Instant Articles correspondem a menos de 3% dos conteúdos vistos no feed do Facebook.

Desde o julho, a Meta vem desmontando produtos e serviços criados para jornais e publicações noticiosas. O foco agora está em apoiar criadores de conteúdo.

Via Folha e Axios (em inglês).

Post feito em parceria com o Manual do Usuário

MetaFacebookManual do Usuário
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.