Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

As menções ao termo "TSE" atingiram um pico em grupos políticos no Telegram nesta quinta-feira (20.out) desde o início da campanha do segundo turno após o Tribunal Superior Eleitoral aprovar uma resolução mais dura no combate à desinformação.

A análise considerou cerca de 3.800 mensagens com menções ao TSE publicadas ou repassadas após o primeiro turno, em 2.out.2022, em 244 grupos monitorados pelo Núcleo Telegram, somando quase 7 milhões de inscritos.

Cerca de 1 a cada 3 menções ao TSE nesses grupos foi feita entre 18 e 20.out.2022.

Contexto. Desde o início da semana, o Tribunal adotou uma série de medidas que foram vistas por aliados e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) como censura – termo que também atingiu um pico nesta quinta-feira.

  • Na terça-feira, 18.out, decisão do ministro Benedito Gonçalves determinou que Youtube desmonetize canal do Brasil Paralelo e outros e intime o vereador Carlos Bolsonaro a prestar informações sobre suposta rede coordenada de desinformação. A decisão foi confirmada em plenário nesta quinta-feira (20.out).
  • Na quarta-feira, 19.out, o TSE obrigou a Jovem Pan a dar direito de resposta ao candidato petista Luiz Inácio Lula da Silva por declarações consideradas distorcidas.
  • Nesta quinta-feira, 20.out, o Tribunal aprovou resolução que confere à corte mais autonomia no combate à desinformação durante o segundo turno, incluindo a remoção de conteúdos sem necessidade de provocação.
Texto Laís Martins
Edição e gráfico Sérgio Spagnuolo
Eleições 2022Telegram
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.