Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

Quem entrar no grupo de zap que Rosângela Moro vez ou outra divulga lá nos Stories de seu Instagram vai acompanhar um quebra-pau civilizado sobre um tema no mínimo curioso: moristas devem votar em Lula ou em Bolsonaro?

A resposta parece óbvia, já que o próprio Moro já apareceu publicamente ao lado do atual presidente. Mas nada na política brasileira é tão simples quanto parece. Há, lá no grupo, um fenômeno intrigante: os lulomoristas.

Tanto Rosângela quanto seu conje foram eleitos; ela como deputada federal por São Paulo e ele como senador pelo Paraná. Mas, mesmo após as eleições, o grupo de Rosângela continuou ativo porque seus eleitores queriam conversar sobre as eleições presidenciais.

Alguns lavajatistas fizeram uma incrível ginástica argumentativa para defender o voto em Lula. Alguns dos motivos que vi por lá:

  • Lula deixará o cargo (por doença, nova prisão ou impeachment) e a presidência ficará com Geraldo Alckmin (uma opção melhor do que Bolsonaro);
  • Moro poderá aparecer mais como oposição ao governo Lula, o que pode fortalecer sua campanha política (seja ela qual for) para 2026;

Há quem acuse os lulomoristas de serem, na verdade, petistas infiltrados. Mas um deles fez uma narrativa interessante:

Rosângela, não declarou, até o momento, apoio ou voto ao presidente Jair Bolsonaro. Também não acompanha o marido em viagens de campanha pelo presidente.

Texto Alexandre Orrico
Edição Sérgio Spagnuolo
Twitter/XWhatsAppEleições 2022
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.