Pós-debate da Globo tem pico de movimentação nas redes de políticos

O ISP, índice criado pelo Núcleo para medir a temperatura das redes de políticos, atingiu o pico depois do último debate de 2022

O pós-debate da TV Globo, o último do segundo turno das eleições, fez com que o debate político nas redes sociais ficasse superaquecido na véspera das eleições.

O ISP, índice criado pelo Núcleo para medir a temperatura das redes de políticos, atingiu o número máximo 100, sinalizando grande movimentação neste sábado (29.out).

O indicador está em seu maior patamar sustentado desde o começo da série histórica, iniciada em abr.2021.

Gráfico Interativo

O QUE ISSO QUER DIZER? Para se ter uma ideia, entre 1º.abr.2021 e 14.ago.2022, a mediana do ISP foi de 42,7 pontos numa escala que vai de 0 a 100.

O que é mediana? 

A mediana é o ponto central do conjunto de dados, aquele ponto que divide a metade maior da metade menor de uma base.

A mediana é utilizada para encontrar a tendência dos dados a fim de evitar distorções que possam ser causadas pela média por conta de uma grande diferença entre valores.

EXEMPLO: dado o conjunto de dados [10, 15, 20, 25, 95]

- A mediana desse conjunto seria 20 (o número central)
- A média seria 33 (a soma dos números dividida por 5)

A mediana, nesse caso, pode representar melhor o conjunto de dados do que a média, pois o maior valor está muito distante dos outros.

ISP NA CAMPANHA. O índice marcou 100 pontos  por 8 vezes durante a campanha eleitoral – uma marca bem difícil de ser alcançada. Nos 18 meses anteriores à eleição, o ISP havia marcado 100 pontos apenas 3 vezes.

DATAS RELEVANTES. Durante a campanha eleitoral, o índice ISP atingiu seu máximo pela primeira vez em 16.ago, data de início da campanha eleitoral, e nem 28.ago e 29.ago, marcados pelo primeiro debate presidencial na TV Bandeirantes seguidos de entrevistas de candidatos ao Jornal Nacional.

Depois disso, o índice teve picos nos dias 25.set (logo após o debate no SBT), nos dias 29-30.set (logo após o debate na Globo), em 2.out (data da votação do primeiro turno) e 29.out (após debate do segundo turno da Globo).

SOBRE O ÍNDICE. O índice ISP considera Twitter, Facebook e Instagram e leva em conta apenas posts publicados nas redes de políticos e atores relevantes (como candidatos e personagens que movem a política).

O Núcleo considera que analisar engajamento e atividade é o mais adequado para medir a popularidade de políticos nas redes sociais, pois permite reduzir o ruído causado pela enxurrada de menções e comentários que frequentemente mais prejudicam do que ajudam a entender os cenários.

Acesse os dados aqui

Texto Julianna Granjeia
Edição e gráfico Sérgio Spagnuolo

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