Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

Temerosos com a moderação de redes sociais acerca de movimentações contra o resultado das eleições presidenciais, muitos bolsonaristas ensaiam sair do Telegram e até do WhatsApp em busca de um porto seguro onde possam fazer seus planos.

As duas redes que estão sendo mais cogitadas no momento são: o app de mensagens Signal e o CloutHub – uma espécie de Facebook de baixa qualidade, com design básico e desempenho sofrível, que abriga alguns poucos usuários da extrema-direita nos Estados Unidos.

O Signal é um aplicativo de mensagens seguras, muito utilizado por jornalistas investigativos e organizações que necessitam transmitir mensagens criptografadas.

AUMENTOS. O número de menções ao CloutHub em 240 grupos monitorados pelo Núcleo no Telegram saiu de uma média de 2 a 3 mensagens por dia no último mês para mais de 60 nas últimas 24 horas, com mais de 50 mil views.

Já o Signal saiu de uma média de 6 menções para quase 300, totalizando cerca de 700 mil views. O Núcleo entrou em 10 grupos de "Paralisação Geral": o maior tinha pouco mais de 600 pessoas e o menor, apenas 4.

FALTA DE INFRAESTRUTURA. O Clouthub, no entanto, parece estar com problemas para acomodar o fluxo de brasileiros.

O Núcleo tentou se cadastrar 6 vezes antes de conseguir receber o email com o código de verificação.

Ao entrar, lê-se uma mensagem (tradução do editor): "Para todos os nossos amigos do Brasil, nós apoiamos e damos boas-vindas a vocês. Estamos recebendo muitas pessoas tentando se cadastrar e estamos trabalhando para aumentar a capacidade."

GETTR. O Gettr sempre foi uma rede que tentou emplacar no Brasil, mas nunca conseguiu ganhar em números.

O número de menções a essa plataforma segue constante no monitoramento do Núcleo, mas sem grandes picos nas últimas 24 horas.

AVALIAÇÃO. É muito difícil para uma rede social ganhar um grande número de adeptos do dia para a noite, ainda mais com problemas nos servidores.

O Telegram conseguiu algo similar em 2021, logo após a invasão de radicais de extrema-direita ao Congresso dos EUA no dia 6.jan, principalmente porque tem uma boa estrutura e é, em geral, um produto bem superior a essas redes sociais improvisadas.

Embora o números de usuários nessas redes alternativas tenha surtos de crescimento, é pouco provável que muitas pessoas as utilizem e continuem voltando a elas no curto prazo.

Texto Sérgio Spagnuolo
Edição Samira Menezes
SignalCloutHubGettrEleições 2022
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.