Contas de Carla Zambelli nas redes sociais são removidas

Decisão do TSE foi motivada por postagens de apoio a caminhoneiros bolsonaristas que obstruem estradas pelo país #NúcleoNasEleições

As contas da deputada federal Carla Zambeli (PL-SP) no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Telegram, TikTok, LinkedIn e Gettr foram suspensas nesta terça-feira (1º.nov.2022).

Ao tentar acessar o perfil da deputada no Twitter, há um aviso da remoção após decisão judicial.

Segundo a coluna da jornalista Malu Gaspar, no jornal O Globo, que obteve a íntegra da decisão sigilosa do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), as postagens em apoio à obstrução de estradas por caminhoneiros poderiam "tumultuar o processo eleitoral" e incentivar "comportamentos ilegais e beligerantes".

Reprodução/Twitter

Zambelli, que já era investigada por atos antidemocráticos, postou mensagens parabenizando os caminhoneiros pelas paralisações na segunda-feira (31.out).

A ação que determinou a remoção do perfil da deputada é resultado de um mapeamento feito pela Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE, segundo O Globo.

O departamento argumenta que as postagens de Zambelli "atingem a integridade e a normalidade do processo eleitoral, incentivando, com base em falsas acusações de fraude, a recusa dos resultados e intervenção militar".

Desde domingo (30.out), o Tribunal tem determinado a remoção de uma série de links, perfis, sites e grupos do Telegram que compartilham fake news e desinformação.

Em nota à imprensa, a assessoria de imprensa da deputada informou que “aos poucos, Alexandre de Moraes constrói um código de inibições para impor um modelo único e vigente de comportamento nas redes. O próximo passo é a prisão dos opositores, como já visto em diversos regimes de esquerda na América Latina.  A democracia brasileira foi para o ralo.”

Edição Sérgio Spagnuolo

Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca