O Signal, aplicativo de mensagens com criptografia de ponta a ponta, ganhou um novo recurso nesta segunda-feira (7.nov): stories.
COMO ASSIM? Ao atualizar os aplicativos do Signal para Android ou iOS, o usuário verá uma nova aba dedicada aos stories.
Eles funcionam da mesma maneira que em outras plataformas, como Instagram, WhatsApp e Snapchat: fotos, vídeos e textos que ficam visíveis aos contatos por até 24 horas.
DIFERENÇAS. Como tudo no Signal, os stories também são criptografados de ponta a ponta. Esse não é o caso dos aplicativos da Meta, por exemplo.
No Signal, é possível compartilhar stories com “conexões”, um termo que engloba contatos com quem o usuário já se comunicou no aplicativo.
Também é possível restringir a exibição dos stories a grupos menores e até criar grupos de contatos para disparar stories segmentados. Outra possibilidade é compartilhar stories dentro de um grupo já existente.
NÃO GOSTEI. Quem não quiser saber de stories no Signal pode desativar o recurso por completo.
Para isso, basta entrar em “Configurações”, depois em “Stories” e tocar no botão “Desativar Stories”. Seus contatos não serão notificados caso faça isso.
MOTIVAÇÃO. No comunicado oficial, o Signal explica as motivações para esse lançamento:
“Os stories podem parecer uma grande mudança para o Signal, mas, na realidade, eles são apenas outra maneira para você se comunicar com as pessoas com quem já conversa. Não é para ganhar seguidores ou amplificar conteúdo para engajamento. Nosso foco é e sempre será em facilitar conversas privadas, íntimas entre você e as pessoas que importam a você.
Os stories já estão disponíveis nos apps para Android e iOS e chegarão em breve ao desktop.
Via Signal (em inglês).