Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

O TikTok anunciou nesta terça-feira (20.dez) que começará a explicar a usuários a recomendação de vídeos específicos na página For You, uma medida que traz mais transparência sobre o funcionamento ainda muito opaco da plataforma de vídeos.

COMO FUNCIONARÁ. A "explicação" ficará disponível para usuários nas próximas semanas. A ferramenta só funcionará para vídeos exibidos na For You (a página de recomendação algorítmica do TikTok) e será preciso clicar no botão de compartilhamento e em seguida clicar num ponto de interrogação escrito "Por que este vídeo?".

Os motivos pelos quais o TikTok exibiu um determinado vídeo a um usuário serão agrupados em categorias como:

  • interações dos usuários (conteúdo assistido, curtido ou compartilhado, comentários feitos ou buscas)
  • contas seguidas ou sugeridas
  • conteúdos publicado recentemente na região
  • conteúdos populares na região

TRANSPARÊNCIA. A decisão de permitir que usuários saibam por que estão vendo determinado conteúdo é um avanço do TikTok em direção à transparência. A opacidade do algoritmo e, de maneira mais ampla, do funcionamento da empresa chinesa, têm incomodado reguladores e parlamentares na União Europeia e nos Estados Unidos.

  • Recentemente, o FBI demonstrou preocupação com a influência do TikTok sobre usuários nos EUA. Na avaliação do diretor da agência, Christopher Wray, o governo chinês poderia estar usando o algoritmo de recomendação do TikTok para exercer operações de influência.
FBI demonstra “preocupação extrema” com influência do TikTok
Outras autoridades dos EUA também têm alertado sobre potencial influência chinesa através da rede de vídeos curtos
Texto Laís Martins
Edição Alexandre Orrico
TikTok
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.