Lula sanciona Política Nacional de Educação Digital

A PNED abordará acesso a recursos, ferramentas e práticas digitais com foco em grupos mais vulneráveis

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta quinta-feira (12.jan.2023) a lei que institui a Política Nacional de Educação Digital (PNED), cuja discussão havia sido concluída no Congresso Nacional em dez.2022.

O QUE É A PNED? São programas, projetos e ações realizados pelos governos federal, estaduais e municipais cujo foco é o acesso a recursos, ferramentas e práticas digitais, principalmente por grupos mais vulneráveis da sociedade.

CONTEXTO: Como mostrado pelo Núcleo, o governo Lula traz educação midiática como uma das áreas prioritárias no que diz respeito ao tema de redes sociais e regulação.

O programa se divide em quatro eixos:

  • Inclusão Digital;
  • Educação Digital Escolar;
  • Capacitação e Especialização Digital;
  • Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
Governo começa a montar quebra-cabeça para regulação de redes
Governo deve adotar abordagem interministerial para tratar de redes, mas cerne do trabalho de regulação deve ficar com a Secom

Como parte do eixo de educação digital escolar, o programa prevê abordar assuntos como cultura digital, que visa incentivar a participação consciente e democrática por meio das tecnologias, e direitos digitais, para conscientizar sobre proteção de dados pessoais, especialmente quando envolve crianças e adolescentes.

A PNED será financiada por dotações orçamentárias, doações públicas ou privadas e pelo Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) e Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), que estará disponível a partir de jan.2025.

Texto Laís Martins
Edição Julianna Granjeia

Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca