O Medium lançou uma instância do Mastodon própria, a md.me.
COMO ASSIM? Em um post no blog oficial do serviço, Tony Stubblebine, CEO do Medium, disse que o objetivo é “ajudar nossos autores, publicações e leitores a encontrarem um lar no fediverso”.
Para Stubblebine, o Mastodon é “uma força do bem emergente nas mídias sociais”.
O acesso aos usuários do Medium será escalonado:
- Neste primeiro momento, apenas funcionários, incluindo um perfil institucional e o próprio Stubblebine, já têm contas na instância.
- A partir desta sexta (13.jan), autores e publicações começarão a ser convidados. É possível solicitar um assento na instância do Medium cadastrando-se aqui.
- “Em breve” o acesso será liberado a todos os usuários pagantes do Medium.
Para viabilizar a terceira etapa, o Medium está trabalhando em um login único que permita aos usuários autenticarem-se na instância do Mastodon usando o mesmo login e senha do próprio Medium.
MOTIVAÇÃO. No Mastodon, o CEO Stubblebine disse que sua postura em relação ao Mastodon mudou no Natal por dois motivos:
- Ele entrou no serviço e adorou.
- Ele viu a Mozilla anunciar que lançaria uma instância própria do Mastodon e viu nisso uma espécie de validação do modelo.
O Medium junta-se à Mozilla e ao navegador Vivaldi no ainda pequeno rol de empresas lançando instâncias próprias no fediverso.
QUEM MAIS? Segundo a newsletter de tecnologia da Bloomberg, dois dos fundadores do Twitter, Biz Stone e Ev Williams, ingressaram recentemente no Mastodon. (Só conseguimos localizar o perfil de Stone, porém.)
Williams fundou e foi o CEO do Medium até meados de 2022.
Stone disse à publicação que:
“Estou fuçando ali [no Mastodon]. Não sei se estou fazendo algo errado, mas a minha experiência com o Twitter não tem sido muito legal. Não sei se são as pessoas que sigo que não estão postando ou o que está acontecendo.”
Via Medium, Bloomberg Technology (ambos em inglês).