Apps alternativos do Twitter quebram; ninguém sabe se é uma falha ou coisa do Musk

Desde a noite desta quinta (12.jan), aplicativos alternativos populares, como o Tweetbot, pararam de funcionar. Twitter ainda não se manifestou.

Na noite desta quinta (12.jan), usuários de alguns aplicativos alternativos que conversam com o Twitter, como Twiterrific e Tweetbot, perderam o acesso à rede social.

COMO ASSIM? Sem qualquer aviso, os aplicativos não conseguiam mais se comunicar com a API do Twitter.

Vários usuários de aplicativos alternativos, como o jornalista norte-americano Casey Newton postou no Mastodon, foram pegos de surpresa pelo problema.

No Mastodon, Paul Haddad, um dos desenvolvedores responsáveis pelo Tweetbot, respondeu a Casey dizendo que outros aplicativos do gênero também enfrentavam problema similar e que não sabia se era “uma falha ou…”, sugerindo que pudesse ser um ato premeditado do Twitter.

Paul, outros desenvolvedores e sites de notícias estrangeiros tentaram contato com o Twitter para saber o que aconteceu, mas ninguém teve retorno até o momento.

HIPÓTESES. Não seria surpresa se a quebradeira no acesso dos aplicativos à API do Twitter fosse mais um sinal de degradação dos serviços do Twitter.

Desde que assumiu a empresa, no final de outubro passado, Elon Musk demitiu milhares de funcionários, o que já comprometeu a disponibilidade de partes do Twitter.

Mas há algumas estranhezas nesse caso.

Não foram todos os aplicativos que quebraram, apenas os mais populares, segundo esta lista criada por usuários.

Outro detalhe esquisito é o fato dos aplicativos afetados terem sumido da lista dos conectados, conforme apontado por alguns usuários.

Uma indisponibilidade temporária da API não deveria remover a conexão do aplicativo ao próprio Twitter.

Considerando o histórico recente do Twitter de Musk, que toma decisões intempestivas e inconsequentes, e o fato de que aplicativos de terceiros não exibem anúncios do Twitter, ou seja, não geram receita ao Twitter, não é descabida a hipótese de que a quebra seja intencional.

Atualizaremos esta nota assim que o Twitter se manifestar.

Post feito em parceria com o Manual do Usuário

Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca