Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

Aplicativos alternativos para usar o Twitter (os chamados clientes) pararam de funcionar na quinta-feira da semana passada (12.jan), e o site The Information confirmou que a derrubada desses apps – como Tweetbot, Echofon, Fenix e Twitterrific – foi de fato intencional.

Em sua conta oficial, o canal oficial para desenvolvedores no Twitter informou apenas que está "aplicando suas longevas regras de API", e que por isso alguns aplicativos "podem não funcionar".

O QUE HOUVE? Na noite de quinta, esses aplicativos pararam de funcionar do nada, conforme noticiamos.

Na ocasião, usuários e desenvolvedores ficaram no escuro, sem saber se a quebra era fruto de uma falha interna ou se fora algo deliberado.

O Twitter não se manifestou publicamente sobre o problema até agora, nem conversou com os desenvolvedores dos aplicativos afetados.

No domingo (15), o site The Information obteve conversas internas, do Slack do Twitter, em que um engenheiro de software confirma que a quebra foi intencional.

Em paralelo, Paul Haddad, um dos desenvolvedores do Tweetbot, trocou as chaves da API do Twitter que permitem ao app comunicar-se com a rede e as viu banidas horas depois, confirmando a tese do bloqueio.

FRUSTRAÇÃO. A ausência de diálogo com o Twitter e a quebra dos aplicativos sem aviso prévio causou frustração.

Em seu blog, Craig Hockenberry, da Iconfactory, empresa responsável pelo Twitterrific, desabafou:

Não faz sentido depender dos caprichos pessoais de um palhaço à frente de um show de merda. Especialmente quando seu circo vai acabar sendo uma versão de US$ 44 bilhões do MySpace.

Haddad vem documentando a saga no Mastodon. Uma das suas preocupações é a renovação das assinaturas do Tweetbot:

E eu realmente quero uma declaração pública oficial. Temos um grande número de renovações de assinatura para o terceiro ano do Tweetbot, que serão feitas dentro de algumas semanas. Se estivermos permanentemente bloqueados, preciso saber para que possamos remover o app da lojas e evitar que isso aconteça. O que obviamente eu preferiria não fazer.

A Tapbots, sua empresa, já vinha desenvolvendo um aplicativo nos moldes do Tweetbot, só que voltado ao Mastodon. O Ivory deve ser lançado nas próximas semanas — Núcleo obteve acesso antecipado e mostra como ele funciona.

Via The Information (paywall, em inglês).

Post feito em parceria com o Manual do Usuário

Twitter/XManual do Usuário
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.