Queda de apps alternativos do Twitter foi intencional

Site The Information obteve conversas do Slack interno da rede que confirmam a quebra intencional dos apps alternativos

Aplicativos alternativos para usar o Twitter (os chamados clientes) pararam de funcionar na quinta-feira da semana passada (12.jan), e o site The Information confirmou que a derrubada desses apps – como Tweetbot, Echofon, Fenix e Twitterrific – foi de fato intencional.

Em sua conta oficial, o canal oficial para desenvolvedores no Twitter informou apenas que está "aplicando suas longevas regras de API", e que por isso alguns aplicativos "podem não funcionar".

O QUE HOUVE? Na noite de quinta, esses aplicativos pararam de funcionar do nada, conforme noticiamos.

Na ocasião, usuários e desenvolvedores ficaram no escuro, sem saber se a quebra era fruto de uma falha interna ou se fora algo deliberado.

O Twitter não se manifestou publicamente sobre o problema até agora, nem conversou com os desenvolvedores dos aplicativos afetados.

No domingo (15), o site The Information obteve conversas internas, do Slack do Twitter, em que um engenheiro de software confirma que a quebra foi intencional.

Em paralelo, Paul Haddad, um dos desenvolvedores do Tweetbot, trocou as chaves da API do Twitter que permitem ao app comunicar-se com a rede e as viu banidas horas depois, confirmando a tese do bloqueio.

FRUSTRAÇÃO. A ausência de diálogo com o Twitter e a quebra dos aplicativos sem aviso prévio causou frustração.

Em seu blog, Craig Hockenberry, da Iconfactory, empresa responsável pelo Twitterrific, desabafou:

Não faz sentido depender dos caprichos pessoais de um palhaço à frente de um show de merda. Especialmente quando seu circo vai acabar sendo uma versão de US$ 44 bilhões do MySpace.

Haddad vem documentando a saga no Mastodon. Uma das suas preocupações é a renovação das assinaturas do Tweetbot:

E eu realmente quero uma declaração pública oficial. Temos um grande número de renovações de assinatura para o terceiro ano do Tweetbot, que serão feitas dentro de algumas semanas. Se estivermos permanentemente bloqueados, preciso saber para que possamos remover o app da lojas e evitar que isso aconteça. O que obviamente eu preferiria não fazer.

A Tapbots, sua empresa, já vinha desenvolvendo um aplicativo nos moldes do Tweetbot, só que voltado ao Mastodon. O Ivory deve ser lançado nas próximas semanas — Núcleo obteve acesso antecipado e mostra como ele funciona.

Via The Information (paywall, em inglês).

Post feito em parceria com o Manual do Usuário

Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca