Investidor bilionário quer que Google demita mais 35 mil pessoas

Em uma carta, bilionário britânico também pede redução na compensação de funcionários

O bilionário Christopher Hohn quer que a Alphabet, dona do Google e do YouTube, demita 20% de sua força de trabalho (cerca de 35 mil pessoas), a fim de cortar custos e dar mais resultado a investidores.

Em uma carta endereçada ao CEO Sundar Pichai ele também pede que a holding reduza a compensação de funcionários, já que "paga alguns dos maiores salários do Vale do Silício".

Na semana passada, o Google informou que cortará 12 mil de seus 187 mil postos de trabalho.

POR QUE IMPORTA? A palavra de Hohn tem peso. A gestora de fundos dele, a TCI, detém mais de US$6 bilhões em ações da Alphabet, e o investidor tem pressionado a empresa desde o fim ano passado a cortar funcionários.

ESTRUTURA. Hohn elogiou a decisão recente da Alphabet de demitir 12.000 funcionários, mas argumentou que a força de trabalho da empresa cresceu "além do que é exigido operacionalmente", tendo mais do que dobrado nos últimos 5 anos, chegando a quase 190 mil pessoas.

"Nossas conversas com ex-executivos da Alphabet sugerem que o negócio poderia ser operado mais eficientemente com significativamente menos funcionários", disse Hohn em uma carta à Alphabet em nov.2022.

A carta vinha acompanhada do seguinte gráfico (refeito pelo Núcleo):

SALÁRIOS. Em novembro, Hohn afirmou, com base em documentos da empresa e análise da S&P Global, que a compensação mediana da Alphabet a seus funcionários foi de quase US$300 mil por ano em 2021, 67% acima da Microsoft e 153% maior do que as 20 maiores empresas de tecnologia de capital aberto.

Segundo o Wall Street Journal, Pichai disse que o Google iria cortar os bônus de altos executivos (acima de vice-presidente sênior) após as recentes demissões.

Texto Sérgio Spagnuolo
Edição Alexandre Orrico

Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca