Você se lembra do BeReal, aquela rede social francesa que te convida a postar uma foto com as câmeras principal e frontal do celular num momento aleatório do dia?

Se não, tudo bem: parece que o auge da popularidade do BeReal já passou.

DADOS. Dados da Apptopia, uma consultoria especializada em aplicativos móveis, obtidos pelo Digiday, mostram uma queda acentuada em downloads e usuários do BeReal.

Em out.2022, o aplicativo foi baixado cerca de 15,2 milhões de vezes. Em fev.2023, esse número caiu para 4,2 milhões, queda de 72,3%.

No mesmo intervalo, a quantidade de usuários ativos diários, que abrem o aplicativo todos os dias, caiu de 14,7 milhões para cerca de 7,7 milhões, queda de 47,6%.

O QUE HOUVE? É difícil determinar o que motivou o desinteresse no BeReal, mas há alguns suspeitos.

De um lado, a fadiga. Outras redes sociais, como o Instagram e o TikTok, copiaram o elemento inovador do BeReal rapidamente.

Outro potencial problema, apontado por fontes do mercado publicitário ouvidas pelo Digiday, é a aversão do BeReal a anúncios e ao envolvimento de marcas/empresas.

(O sucesso recente e sustentado do Mastodon, porém, é um contraponto a esse argumento.)

Apesar de tudo, o BeReal está bem capitalizado depois de levantar US$ 60 milhões em uma rodada série B no início de 2022. A empresa está até contratando.

Via Digiday (em inglês).

Post feito em parceria com o Manual do Usuário

BeRealManual do Usuário
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.