Telegram ignora prazo e entra na mira do governo

Secretaria Nacional do Consumidor instaurou processo administrativo contra o aplicativo de mensagens

A Secretaria Nacional do Consumidor, órgão atrelado ao Ministério da Justiça, instaurou um processo administrativo contra o Telegram, depois de a plataforma não cumprir o prazo dado para que as empresas informassem ao governo quais mecanismos foram adotados para moderar discurso de ódio e ameaça de atentados em escolas.

O processo é o primeiro a ser instaurado pela Senacon depois da portaria editada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública que prevê essa atuação do órgão com relação a plataformas.

A ação foi anunciada pelo ministro Flávio Dino.

Como o governo quer conter conteúdos violentos nas redes
Ministério da Justiça criou uma série de medidas para tentar prevenir a disseminação de posts violentos

A portaria possibilita que a Senacon aplique sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor e, ao final do processo, poderá pedir a suspensão do serviço em território nacional.

CONTEXTO. O Telegram tem um histórico de não ser o mais cooperativo com autoridades brasileiras. Em mar.2022, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou o bloqueio do aplicativo no Brasil depois que a empresa descumpriu decisões judiciais.

Ministro do STF determina bloqueio do Telegram
Decisão determina suspensão total do Telegram no Brasil e condiciona o fim do bloqueio ao cumprimento de medidas judiciais

No dia seguinte, antes que o bloqueio entrasse em vigor, Moraes revogou a decisão, afirmando que o aplicativo cumpriu as determinações judiciais feitas na véspera – uma das quais envolvia a nomeação de um representante legal no país.

Texto Laís Martins
Edição Sérgio Spagnuolo

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!