Alemanha avalia se OpenAI está seguindo leis de proteção de dados

Reguladores europeus estão preocupados sobre como dados de usuários são usados para treinar os modelos GPT

Autoridades alemães de proteção de dados abriram um procedimento interno para verificar se a OpenAI está respeitando a Lei Europeia de Proteção de Dados (GPDR, na sigla original). Os reguladores enviaram um questionário para a empresa com perguntas relacionadas à privacidade de dados, e esperam uma resposta até 11.jun.2023.

A maior preocupação dos reguladores é o uso de dados de usuários europeus para treinar os modelos de linguagem da OpenAI. Segundo a regulação europeia de proteção de dados (a GDPR), usuários têm o direito de modificar configurações para melhorar sua experiência ou remover completamente os dados do sistema.

Autoridades alemãs afirmaram ser necessário esclarecer como esses direitos podem ser exercidos, enfatizando a preocupação dos reguladores com o tratamento de dados de menores de idade.

Na terça-feira (25.ago.2023), a empresa anunciou que usuários agora poderão desativar o histórico de conversas com o ChatGPT. A OpenAI afirma que as conversas com o histórico desativado não serão usadas para treinar seus modelos de linguagem, e também não aparecerão na barra lateral. Conversas serão armazenadas pela empresa por 30 dias e poderão ser revisadas para monitorar abusos, antes de serem excluídas permanentemente.

A funcionalidade foi lançada quase um mês após as autoridades de proteção de dados da Itália determinarem a proibição do uso do ChatGPT devido a alegadas violações de privacidade.

Via Barrons/AFP

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!