Câmara aprova urgência do PL das Fake News

Acordo entre lideranças partidárias estabeleceu que texto será votado na terça-feira que vem.

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta terça-feira (25.abr.2023), o requerimento de urgência do projeto de lei 2630/2020, conhecido como PL da Fake News.

Com isso, o texto poderá ser votado em plenário sem passar pelas comissões da casa. A expectativa é que isso aconteça na terça-feira da semana que vem.

Foram 238 votos a favor e 192 contra, num total de 430 votos.

ℹ️
O PL 2630/2020, cujo nome oficial é Projeto de Lei de Responsabilidade e Transparência para Plataformas Digitais, foi proposto originalmente pelo senador Alessandro Vieira (PSDB-SE). A lei visa regular o funcionamento de plataformas digitais e aplicativos de mensagem no Brasil e estabelece uma série de obrigações para as empresas provedoras.

Veja a tramitação do PL 2630 aqui

VOTAÇÃO SEMANA QUE VEM. Lira disse que houve, nesta terça-feira, um acordo entre lideranças partidárias com o relator Orlando Silva (PCdoB-SP) para votar ainda hoje a urgência e, na próxima semana, o mérito do projeto.

Segundo Lira, a ideia é ter uma semana de discussão a respeito de "um ou dois pontos que ficaram pendentes, como a agência reguladora".

"Perdemos hoje três horas discutindo com os líderes ponto a ponto, temos acordo para votar essa urgência por maioria simples", disse Lira enquanto deputados da oposição tumultuavam o plenário.

ℹ️
A maioria simples equivale ao voto de mais de 50% dos deputados presentes em plenário, mas para que seja viável, a maioria absoluta dos deputados (257) deve estar presente.
Governo propõe autorregulação de plataformas digitais
Entidade deverá ser financiada pelas empresas filiadas e terá de produzir relatórios semestrais
Governo usa modelo europeu em sugestões ao PL das Fake News
Proposta fala de “dever de cuidado” e prevê responsabilização de empresas em contraste ao Marco Civil da Internet

BANCADAS. A votação se deu por bancadas. Líderes partidários da oposição alegaram que houve uma violação do acordo, que havia sido prometido como nominal durante a reunião.

Nos últimos dias, conforme reportagem da Folha de S.Paulo, a oposição tem tentado desidratar o projeto de lei, tentando mudar trechos que dariam mais poder de moderação às empresas.

Antes da votação, o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), relator do texto na Câmara, fez um apelo para que seus pares aprovassem a urgência do texto. "O requerimento que vamos examinar vai permitir que o plenário conclua um processo de três anos de debate", disse Silva.

O prazo de uma semana atende a pedidos de alguns parlamentares, como o do deputado federal Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), da Frente Parlamentar Digital, que defenderam mais tempo para que alguns 'ajustes finos' sejam feitos.

2022. Em abr.2022, o plenário da Câmara dos Deputados rejeitou o requerimento de urgência do projeto de lei 2630. Foram 249 votos a favor da urgência e 207 contrários – eram necessários 257 para aprová-la.

A diferença da votação desta terça-feira para a do ano passado é que Lira utilizou um regime de urgência que exigiria apenas maioria simples para ser aprovado. Antes, a proposta dependia do aval de 257 deputados – o que lhe daria prerrogativa de ser incluida na pauta imediatamente, o que não foi o caso agora.

Texto Laís Martins
Edição Sérgio Spagnuolo

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!