Idec solicita medida cautelar contra Telegram

Idec alega que empresa seja incluída na mesma medida imposta ao Google na semana passada

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) enviou nesta terça-feira (9.mai.2023) um pedido à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) para que o Telegram seja incluído na medida cautelar imposta ao Google na semana passada, quando a empresa exibiu em sua página principal link contra a aprovação do texto.

Também nesta terça-feira, o Telegram disparou uma mensagem a usuários no Brasil com críticas ao projeto de lei 2630, que visa regulamentar o funcionamento de plataformas digitais e aplicativos de mensagem no Brasil.

"Pelos mesmos fundamentos da medida cautelar imposta pela Senacon no âmbito do referido processo em face da empresa Google, o Telegram deve também ser incluído no polo passivo da demanda e a ele também ser imputada medida cautelar de mesmo teor", escreveu o Idec em ofício.

  • GOOGLE. A medida exigia que a empresa removesse, em até duas horas, o link de sua página inicial e previa multa de R$1 milhão por hora em caso de descumprimento. A Senacon também instaurou processo administrativo contra a empresa.
Senacon notifica Telegram por mensagem sobre PL 2630
Secretário Nacional do Consumidor disse que debate precisa ser equilibrado e todas as vozes devem ser ouvidas igualmente

ABUSO. Segundo o Idec, a mensagem disparada pelo Telegram é ainda mais absurda, já que a empresa usou o "mesmo canal oficial de informações que também envia notificações necessárias sobre o seu serviço". Na avaliação do instituto, a prática configura abuso e deixa o consumidor vulnerável.

O instituto também solicitou participar das ações contra Google e Telegram como terceiro interessado.

Texto Laís Martins
Edição Alexandre Orrico

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!