Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

Agora que o chatbot de inteligência artificial Bard chegou ao Brasil, é importante saber como as informações que você fornece à ferramenta do Google serão tratadas e armazenadas.

O Núcleo selecionou alguns pontos de atenção da política de privacidade do chatbot:

  • As informações sobre sua localização, incluindo a área geral do dispositivo, o endereço IP e os endereços de casa e de trabalho da sua Conta do Google são armazenadas juntamente com sua atividade no Bard;
  • Há pessoas lendo, anotando e processando suas conversas no Bard. O Google enfatiza que não se deve fornecer dados identificáveis (seus e sobre terceiros) durante as conversas com o bot (incluindo informações médicas, jurídicas, financeiras e profissionais);
  • As conversas analisadas por revisores humanos não são apagadas após você excluir sua atividade no Bard, pois são armazenadas separadamente da sua conta Google. Elas serão mantidas por até três anos, segundo a versão atual do texto;
  • As conversas serão salvas na sua conta por até 72 horas, mesmo com o histórico de conversa desligado;
  • Por padrão, a atividade no Bard é armazenada durante 18 meses, período que pode ser alterado para 3 ou 36 meses. Você pode mudar isso nas configurações da sua conta Google, clicando aqui.

O QUE MAIS? Os (breves) termos de uso do bot exigem que o usuário tenha mais de 18 anos para usar a ferramenta. Não há detalhes explícitos sobre como a empresa fará essa verificação, mas aparentemente será através da idade fornecida na conta Google, o que pode ser facilmente alterado por um menor de idade.

ATUALIZAÇÃO DA POLÍTICA. Em 4.jul.2023, o Google atualizou sua política de privacidade, reservando o direito de coletar conteúdo publicado online para construir suas ferramentas de inteligência artificial.

A Alphabet, dona do Google, tem inclusive sido processada nos EUA por utilizar dados pessoais para treinar inteligência artificial.

É importante ressaltar que o mecanismo de busca da empresa é utilizado por 85% dos usuários da internet e é o navegador padrão em sistemas Android.

SE PRECISAR. Veja uma versão arquivada da página da política de privacidade até a publicação, caso ela sofra mudanças.

Por Sofia Schurig
Edição Sérgio Spagnuolo
GoogleBardInteligência ArtificalAlphabet
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.